João Sousa discutiu com Marin Cilic mas não teve os mesmos argumentos

Só Federer tem mais vitórias esta época do que o adversário que bateu o português. Masters feminino com quadro completo.

Foto
João Sousa ficou pelo caminho no Open da China FRED DUFOUR/AFP

Cinco meses depois de ter sido derrotado inequivocamente na primeira ronda do Masters 1000 de Madrid (ganhou apenas dois jogos), João Sousa voltou a defrontar Marin Cilic, com o croata, neste momento, na condição de campeão do Open dos EUA. Na segunda ronda do Open da China, o desfecho voltou a ser igual, com a vitória do agora número nove do ranking, mas Sousa deu uma maior réplica, traduzindo a sua maior experiência acumulada no ATP World Tour.

“Não gosto muito de comparar encontros já que cada encontro é uma história diferente, com condições diferentes e sensações diversas... No encontro de hoje, senti-me bem fisicamente e não penso que tenha feito um mau encontro. Ele foi mais agressivo do que eu e penso que isso fez a grande diferença”, justificou Sousa, após concluir o 11.º embate com adversários do “top-10” este ano, favorável a Cilic, com um duplo 6-3, em 71 minutos.

Este torneio, em Pequim, é o primeiro do croata depois do triunfo no Open dos EUA, o seu terceiro título da época, a seguir aos de Delray Beach e Zagreb. E foi um Cilic cheio de confiança que iniciou o encontro, ganhando os dois primeiros jogos de serviço em branco.

Sousa segurou o 2-2, depois de 15-40 e anular três break-points. Mas os primeiros serviços voltaram a não aparecer quando mais precisou e na quarta oportunidade, Cilic quebrou para 4-2, o que sentenciou a partida.

A única ocasião em que Sousa pôde quebrar o serviço adversário foi no sexto jogo do segundo set, mas o croata recuperou do 15-40. O vimaranense só conseguiu ganhar 10 pontos nos nove jogos de serviço adversário e, como agravante, colocou somente sete primeiros serviços em toda a segunda partida. E quando serviu a 3-5, cometeu três duplas-faltas, a última das quais no match-point.

“Tenho vindo a trabalhar bastante o serviço e, por vezes, pôr em prática as coisas que se treinam não é fácil, pelo que a consistência nesse trabalho é importante. Não acho que a baixa percentagem de serviço tenha sido a razão da derrota”, disse Sousa, que na próxima semana, irá disputar o Masters 1000 de Xangai. “Vamos continuar com a mesma linha de trabalho e fazer tudo para melhorar o meu jogo e adaptar-me o melhor possível às condições da próxima semana”, garantiu o vimaranense.

Esta foi a 50.ª vitória de Cilic esta época — só Roger Federer tem mais (56) — e décima consecutiva. O adversário do croata nos quartos-de-final, Andy Murray também venceu o último torneio que disputou, na semana passada, em Shenzhen, igualmente na China.

Nos outros “quartos”, Novak Djokovic defronta Grigor Dimitrov, que bateu Pablo Andujar com um duplo 6-4, Rafael Nadal joga com Martin Klizan e John Isner enfrenta Tomas Berdych.

Entretanto, no circuito feminino, já se conhecem as oito jogadoras que vão estar presentes no Masters de Singapura: Serena Willams, Maria Sharapova, Simona Halep, Petra Kvitova, Eugenie Bouchard, Agnieszka Radwanska, Ana Ivanovic e Caroline Wozniacki.

Sugerir correcção
Comentar