João Sousa e Gastão Elias ainda ameaçaram

Os dois melhores tenistas portugueses discutiram a vitória com adversários do "top-20"

Foto
João Sousa perdeu logo na primeira ronda do ABN AMRO World Tennis Tournament Suzanne Plunkett/Reuters

João Sousa pode queixar-se do sorteio que o colocou, logo na estreia no ABN AMRO World Tennis Tournament, diante do actual 17.º do ranking, Roberto Bautista Agut, fresquinho de conquistar, no domingo, o quarto título da carreira, em Sófia. Mas tal como nos dois duelos anteriores com o seu amigo espanhol, Sousa mostrou ter capacidade para o derrotar, só que, nesta quarta-feira, foi Bautista Agut o mais forte na parte final do encontro para eliminar o vimaranense do ATP 500 que decorre em Roterdão.

“Não consegui vencer um encontro em que fui superior a ele. Joguei um ténis mais agressivo, mas infelizmente o ténis tem destas coisas. Ele soube aproveitar muito bem uma pequena quebra de concentração no terceiro set e acabou por vencer o encontro. Penso que joguei a um nível alto e estou contente por isso, mas triste pela derrota”, resumiu Sousa (33.º), após ceder em três sets: 7-6 (7/4), 1-6 e 6-3.

O número um português começou por ter de recuperar de 1-3 para 3-3 e, depois de salvar quatro set-points antes de fazer o 5-5, entrou muito bem no tie-break, chegando a 4/1. Mas desde que cedeu o 3/4 no seu serviço, Bautista Agut tomou o ascendente e fechou a partida.

Como é seu hábito, Sousa não mudou de atitude e entrou no segundo set com ainda maior determinação e só a 0-5, é que o espanhol quebrou o ímpeto adversário. O equilíbrio voltou no terceiro set e Sousa foi o primeiro a dispor de ocasião de break. Não concretizou e rapidamente o português se viu a 0-40, acabando por ceder o serviço. Bautista Agut ainda viu o adversário recuperar de 40-15, mas fechou no terceiro match-point, ao fim de duas horas e oito minutos. Sousa regressa agora a Barcelona, onde vai preparar a presença no ATP 250 de Marselha.

Em Buenos Aires, Gastão Elias (142.º) passou pertíssimo de obter a melhor vitória da sua carreira diante de Dominic Thiem (19.º), mas o austríaco de 22 anos – e líder da selecção que virá defrontar Portugal, na eliminatória da Taça Davis, que decorrerá em Guimarães, entre 4 e 6 de Março – revelou-se mais forte e venceu, por 3-6, 7-6 (9/7) e 6-3.

No quarto encontro que disputou no Argentina Open (dois no qualifying), Elias entrou da melhor forma e com um break no início (2-1) ganhou confiança para manter um elevado nível, fechando o set na primeira ocasião. Na segunda partida, Thiem apareceu mais agressivo na resposta e o tenista luso teve de salvar cinco break-points até ao tie-break.

Sob o olhar de Rafael Nadal, a vedeta deste torneio, Thiem destacou-se para 3/1, antes de comandar por 5/2. No primeiro set-point (6/4) do austríaco, Elias devolveu o mini-break e chegou a dispor de um match-point (7/6), salvo por um ás, e a 7/8… cometeu uma dupla-falta.

Elias não acusou e fez um break de entrada no terceiro set, mas os erros começaram a surgir e cedeu logo o serviço (1-1) e, com uma dupla-falta, o 1-3. Thiem esteve sempre autoritário a servir e fechou o encontro ao fim de duas horas e 10 minutos.

Sugerir correcção
Comentar