João Sousa foi demolidor na estreia no Open dos EUA

Número um português bateu o dominicano Victor Estrella Burgos por 3-0 e vai agora defrontar Feliciano López.

Foto
João Sousa fez Portugal entrar a ganhar frente a Marrocos KARIM SAHIB/AFP

Apenas dois jogos foi quanto João Sousa permitiu que o seu adversário da primeira eliminatória do Open dos EUA ganhasse. Com uma exibição de grande qualidade, o tenista vimaranense ultrapassou o dominicano Victor Estrella Burgos (83.º) sem qualquer sobressalto, vencendo os três sets em 1h17m. Sousa pôs fim a uma série de quatro torneios em que ganhou somente um encontro e estabeleceu um novo registo para o ténis nacional ao tornar-se no primeiro português a passar a ronda inicial dos quatro torneios do Grand Slam no mesmo ano.

Sousa (36.º) anulou todos os cinco break-points que enfrentou, para vencer, com os parciais de 6-0, 6-1 e 6-1. “Estou muito feliz. Esta é uma vitória dedicada à filha do Frederico [treinador], que nasceu na quinta-feira. Foi um encontro em que fui superior em todos os momentos, tive poucos altos e baixos, consegui ser agressivo e não deixei que ele fizesse o jogo dele”, resumiu o português.

Na segunda ronda, Sousa vai defrontar Feliciano López (18.º), que beneficiou da desistência do croata Borna Coric (41.º) ainda no set inicial. Quando servia com um break de vantagem (4-3), Coric lesionou-se num joelho e percebeu de imediato que não podia continuar.

Sousa perdeu dois dos três duelos com López, mas venceu o último e único realizado em hardcourts como os de Flushing Meadows — após derrotas em Roland Garros (2013) e no Queen’s (2015), o vimaranense venceu em Outubro passado, em Tóquio, por 6-4, 4-6 e 6-1.

Para a segunda ronda, seguiram igualmente Stan Wawrinka (3.º), que eliminou Fernando Verdasco (46.º), por 7-6 (7/4), 6-4 e 6-4, e Kei Nishikori (7.º) que derrotou Benjamin Becker (96.º) por 6-1, 6-1, 3-6 e 6-3.

Na sessão nocturna de segunda-feira no Arthur Ashe Stadium — e após a inauguração oficial do novo tecto amovível, abrilhantada pela actuação ao vivo de Phil Collins —, Novak Djokovic obteve a primeira vitória nesta edição, numa exibição irregular. O líder do ranking tem vindo a queixar-se do pulso esquerdo, mas durante o encontro com o inconsistente polaco Jerzy Janowicz, foi assistido ao braço direito. Esse problema pode ter-lhe custado o segundo set mas não a eliminatória, que venceu, por 6-3, 5-7, 6-2 e 6-1.

A fechar o primeiro dia, Madison Keys (9.ª) venceu o duelo “made in USA” com Alison Riske (60.ª), por 4-6, 7-6 e 6-2, e que se concluiu à 1h49 de terça-feira, sendo o encontro feminino a terminar mais tarde na história do Open dos EUA.

Nesta terça-feira, Simona Halep (5.ª), semifinalista no ano passado, esteve perto de infligir uma bicicleta a Kirsten Flipkens (56.ª), mas cometeu uma dupla-falta no match-point e acabou por ganhar por 6-0, 6-2, em apenas 59 minutos.

Em sentido contrário vai Ana Ivanovic (31.ª), que somou a quinta derrota consecutiva. Há um ano, a sérvia chegou a Nova Iorque como 7.ª do ranking mas está a atravessar uma crise de confiança. A ex-número um mundial serviu por duas vezes para fechar o set inicial, a 5-3 e 6-5, mas foi cedendo até ser eliminada pela checa Denisa Allertova (89.ª), por 7-6 (7/4), 6-1.

Sugerir correcção
Comentar