João Moutinho diz que Portugal tem que vencer a Sérvia

Defesa Pepe com treino condicionado no segundo treino da selecção.

Foto
João Moutinho Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O médio João Moutinho afirmou nesta quarta-feira que a selecção portuguesa de futebol tem que vencer no domingo a Sérvia, na Luz, em jogo do Grupo I, para continuar a lutar pelo apuramento directo para o Euro2016.

“Se quisermos alcançar os nossos objectivos, temos que ganhar. É sempre melhor passar para a frente do grupo. Temos esse objectivo e estamos a trabalhar para isso”, afirmou João Moutinho, em conferência de imprensa, no Estádio Nacional, local escolhido para o segundo treino de Portugal.

O jogador do Mónaco admitiu que a selecção nacional está a passar por um bom momento desde a chegada de Fernando Santos ao comando, uma “fase que é para continuar”.

“Para termos a ‘estrelinha’, temos que trabalhar para isso e temos trabalhado muito nos últimos jogos. O Fernando Santos é um treinador que gosta de estar a par de tudo, gosta de corrigir o pormenor e isso é bom para nós. Às vezes, os jogos são resolvidos nos pormenores”, referiu.

Apesar de Portugal ter “a responsabilidade de vencer todos os jogos”, João Moutinho lembrou que a Sérvia é uma “excelente equipa, com excelentes individualidades”.

“Tem jogadores muito rápidos nas alas, que vão querer aproveitar os espaços nas costas da defesa. Temos que estar atentos”, alertou o antigo futebolista de FC Porto e Sporting.

Em caso de triunfo sobre a Sérvia, Portugal assume a liderança do Grupo I e fica mais perto do acesso directo à fase final do Euro2016, que vai decorrer em França. O jogo está agendado para as 19h45, no Estádio da Luz.

Portugal ocupa o segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos um do que a Dinamarca (mais um jogo), e mais dois do que a Albânia, e cinco do que a Sérvia e do que a Arménia.

João Mário nega excesso de confiança
Já o médio João Mário negou que exista excesso de confiança na selecção e admitiu que Cristiano Ronaldo poderá fazer a diferença no “jogo chave” frente à Sérvia, de apuramento para o Euro2016.

“Acreditamos que poder ser o jogo chave deste apuramento. Queremos dar continuidade aos últimos jogos e até melhorar. Jogamos em casa e tudo faremos para vencer”, afirmou João Mário, em conferência de imprensa, no Estádio Nacional.

O encontro do Grupo I de qualificação para a fase final do Europeu realiza-se na Luz e o médio português assumiu que Ronaldo poderá ser preponderante para vencer uma Sérvia que necessita urgentemente de pontos para poder continuar a lutar por um lugar em França, no próximo ano.

“Todos acreditamos que o Cristiano pode fazer a diferença a qualquer momento e nós, como colegas de equipa, queremos ajudá-lo da melhor maneira possível”, referiu.

 “Tem sido uma temporada muito boa. Tenho evoluído imenso como jogador e como pessoa. Ainda sou sub-21 e se for chamado para o Europeu de sub-21 terei o maior orgulho”, assumiu.

Pepe condicionado
O defesa Pepe integrou nesta quarta-feira o treino da selecção, o segundo de preparação para o confronto de domingo com a Sérvia, mas trabalhou à parte dos seus colegas de equipa, tendo efectuado exercícios de recuperação.

No Estádio Nacional, no Jamor, o central do Real Madrid, que falhou na terça-feira o arranque da preparação, subiu ao relvado, mas ficou à parte do grupo de trabalho, situação que mesmo assim não coloca o jogador em dúvida para o encontro do Grupo I de qualificação para o Euro2016.

Nos primeiros 15 minutos do treino que esteve aberto à comunicação social, Fernando Santos esteve alguns instantes à conversa com o seu adjunto Ilídio Vale, que no domingo vai comandar a selecção devido a um castigo de dois jogos do seleccionador principal.

Divididos em dois grupos e com alguma boa disposição à mistura, os jogadores da seleção nacional efetuaram os habituais exercícios de aquecimento, sempre com bola.

Na quinta-feira, Portugal volta a treinar, mas no relvado do Estádio da Luz, palco do encontro de domingo.


Sugerir correcção
Comentar