João Girão e Joana Mota vencem em Varzim

Ganharam 4.º Torneio do Circuito Liberty Seguros no Estela Golf Club

Foto
Joana Mota (vencedora em gross e net), Daniel Rodrigues (net) e João Girão (gross) / © FPG

Joana Mota e João Girão ganharam o 4º torneio do Circuito Liberty Seguros que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou no Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim.

Para Joana Mota, do Clube de Golfe de Vilamoura, foi um momento único, por ter sido o seu primeiro título no principal circuito da FPG para amadores de competição. Já João Girão, do Oporto Golf Club, conquistou o seu segundo título seguido no Circuito Liberty Seguros, depois de se ter imposto em Montebelo, em maio, provando que está a atravessar um grande momento de forma, como se viu no último Campeonato da Europa Amador de Equipas Masculinas (2.ª Divisão), no qual teve um papel importantíssimo para o triunfo de Portugal e a subida à primeira divisão. 

Curiosamente, nenhum dos dois liderava aos 18 buracos e ambos estavam em segundo lugares, a uma pancada do comando. No final, Joana venceu com uma vantagem de quatro pancadas sobre Inês Barbosa e João foi superior a Vítor Lopes em três. 

Joana Mota partiu para a última volta no segundo lugar, empatada com Inês Barbosa, do Club de Golf de Miramar, Ana Gabriela Ribeiro, do Clube de Golfe de Amarante, e Rita Félix, a jogar (em casa) apenas o seu segundo torneio do ano. 

Estas quatro jogadoras estavam empatadas com 85 pancadas, 13 acima do par-72, a uma da líder, Bárbara Neto-Bradley, de Miramar. 

Joana Mota venceu por ter efetuado (no segundo dia) o melhor resultado do torneio, de 76 (+4), com destaque para o bom arranque, com 2 birdies nos primeiros três buracos. Esta marca igualou o seu segundo melhor resultado de sempre em torneios da FPG, só superado pelo cartão de 73 na segundo volta do Campeonato Nacional Absoluto Peugeot (amador), em Abril em Santo Estêvão. 

O agregado de 17 acima do par iguala o melhor de sempre de 36 buracos de Joana Mota em torneios da FPG, alcançado no Álamos Golfe em 2014, onde foi terceira posicionada. O 3º lugar era, aliás, a melhor classificação de sempre da algarvia no Circuito Liberty Seguros, tendo sido também terceira (+25) este ano em Montebelo. 

Mas, voltando à Estela, o segundo melhor resultado da prova foi de Joana Silveira (79), o que lhe permitiu subir do 8.º para o 5.º lugar final (170, +26). A ex-campeã nacional de sub-14 foi a jogadora que mais birdies converteu em 36 buracos, num total de 5. 

Regra geral, os scores melhoraram na segunda volta mas Bárbara Neto-Bradley manteve as 84 (+12) do primeiro dia e não só perdeu o primeiro como também o segundo lugares, porque Inês Barbosa (campeã nacional de sub-16) melhorou de 85 (+13) para 80 (+8), assegurando o segundo posto. 

Rita Félix foi 4.ª classificada, com voltas de 85 e 84, enquanto Ana Gabriela Ribeiro desceu para 6.ª depois de cartões de 85 e 86. 

Houve um total de 11 jogadoras e não puderam participar Susana Ribeiro e Leonor Bessa, as campeãs dos três torneios anteriores do Circuito Liberty Seguros, por terem partido para a Áustria no último dia de prova na Estela. A tricampeã nacional amadora e a campeã nacional de sub-18 vão jogar esta semana o Campeonato da Europa Individual Amador. 

Muito superior foi a participação masculina, com 48 jogadores, sendo de realçar as ausências de Pedro Lencart (a competir em Inglaterra) e de Tomás Silva, o triplo campeão nacional amador, convidado pelo Clube de Golfe da Ilha Terceira (e apoiado pela FPG) para competir no Open Pro-Am daquele clube açoriano, onde se sagrou vice-campeão pelo segundo ano seguido. 

Estas faltas não diminuem em nada o mérito da vitória de João Girão, até porque, este ano, Tomás Silva e Pedro Lencart ainda não ganharam qualquer torneio do Circuito Liberty Seguros, ao contrário de Vítor Lopes e João Girão, os protagonistas na Estela. 

Vítor Lopes, vencedor dos dois primeiros torneios, comandava aos 18 buracos, ao igualar o par-72 do campo, graças a 3 birdies nos últimos seis buracos, num total de 5 birdies. João Girão vinha logo a seguir em 2.º, a 1 pancada de distância, pelo que se previa mais um grande duelo destes rivais e amigos de longa data. 

No segundo dia, o jogador do Clube de Golfe de Vilamoura não conseguiu qualquer birdie no front nine, sofrendo bogeys no 1 e no 8, exatamente os buracos onde João Girão converteu birdies, perdendo depois 1 pancada no 9. Vítor Lopes dobrou os primeiros nove com o agregado de +2, enquanto João Girão ia a par do campo. 

No back nine, ambos sofreram 1 duplo bogey no 16, mas enquanto Girão teve 2 birdies e 1 bogey para um total agregado de 145 (+1), Lopes somou também 2 birdies mas igualmente 2 bogeys para registar 148 (+4). 

João Girão mostrou-se mais sólido e mereceu o triunfo por 3 pancadas, enquanto o seu companheiro de clube, João Magalhães, foi 3.º a quatro pancadas do vencedor. Em Montebelo, João Girão já tinha deixado Vítor Lopes em 2.º com uma diferença de 2 shots

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES 

Torneio feminino 

1ª Joana Mota (Vilamoura), 161 (85-76), +17

2ª Inês Barbosa (Miramar), 165 (85-80), +21

3ª Bárbara Neto-Bradley (Miramar), 168 (84-84), +24

Torneio masculino

1º João Girão (Oporto), 145 (73-72), +1

2º Vítor Lopes (Vilamoura), 148 (72-76), +4

3º João Magalhães (Oporto), 149 (75-74), +5

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar