O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou João Ferreira para arbitrar o Benfica-FC Porto de amanhã. Esta será a quinta vez que o árbitro da Associação de Futebol de Setúbal dirigirá um duelo entre “águias” e “dragões”. António Godinho e Luís Ramos serão os assistentes, enquanto Marco Ferreira ocupará a função de quarto árbitro.
Segundo a FPF, João Ferreira participará pela nona ocasião num clássico para a Liga como árbitro principal, a quarta em duelos entre Benfica e FC Porto. O primeiro dos jogos disputados entre os dois rivais apitados por Ferreira aconteceu em Fevereiro de 2002, quando o FC Porto venceu nas Antas por 3-2. Os outros dois tiveram o Estádio da Luz por palco: em Fevereiro de 2004, houve um empate a um, e, dois anos depois, ganhou o Benfica (1-0).
O árbitro natural de Luanda, que já apitou 72 jogos do principal escalão português desde que foi promovido à 1.ª categoria, em 2000, também esteve presente em mais um jogo disputado entre os “encarnados” e os “azuis e brancos”: a Supertaça de 2010, ganha pelos nortenhos (2-0).
Esta temporada, apitou 24 jogos internacionais na carreira, já comandou partidas da Liga, II Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. Duas delas envolveram o FC Porto ou o Benfica, em ambos os casos no campeonato: a vitória portista frente ao Olhanense no Algarve (2-3) e o triunfo benfiquista sobre o Vitória de Guimarães (3-0).

Comentar