Jesus: "É um marco desportivo chegar a uma final europeia"

O técnico do Benfica nunca duvidou da superioridade "encarnada" em relação ao seu adversário turco.

Foto
Jorge Jesus: "Vamos estar na final com justiça" José Manuel Ribeiro/Reuters

Jorge Jesus garante que esteve sempre confiante no apuramento para a final, mas relembra que o Benfica ainda não ganhou nada.

Jorge Jesus (treinador do Benfica)
"A história é bonita mas o que importa é a realidade. Vamos estar na final com justiça. Depois da Turquia sabíamos que éramos mais equipa. A desvantagem era perigosa, mas tínhamos condições para os eliminar. O Fenerbahçe não criou muitos problemas. Newcastle e Bayer Leverkusen eram melhores."

"Tínhamos de estar serenos e confiantes, os golos iam aparecer. A dinâmica foi forte, o adversário não teve argumentos para nos pôr a correr quando teve a bola. Isso foi fundamental. A mente é importante, os jogadores estavam determinados."

"É um marco desportivo chegar a uma final europeia. Há muitos anos que o Benfica não estava presente numa final. O jogo não foi fácil. No futebol nem sempre a melhor equipa ganha. Sabíamos que éramos melhor equipa do que o Fenerbahçe. Sentíamos que a podíamos vencer e sabíamos que não era tão forte como no seu estádio. O Benfica é um justo vencedor e merece estar na final em Amesterdão. Os adeptos merecem que a equipa esteja na final a 15 de Maio, em Amesterdão.

Já temos alguma experiência do que é jogar a eliminar. Sabemos que há momentos em que se tem de ter postura diferente. Ao intervalo, disse aos jogadores que estávamos muito melhor do que antes, pois só faltava um golo para passar à frente na eliminatória. Sabia que iam fazer o terceiro golo. O Benfica, quando está com esta dinâmica, é muito difícil de parar. Só nos últimos minutos, na tentativa de defendermos o resultado, é que o Fenerbahçe causou algumas dificuldades. Tínhamos um plano B, caso nos últimos minutos estivéssemos em desvantagem na eliminatória, mas acabou por não ser necessário.

Em Dezembro estávamos convictos de que íamos chegar à final da Liga Europa, porque temos já alguma experiência. A equipa mais forte que defrontámos nesta prova foi o Bayer Leverkusen. A partir daí as coisas tornaram-se mais fáceis.

O Cardozo [autor de dois golos] tem uma qualidade e uma mentalidade que a maioria dos jogadores não tem. Isto é, perante os jogadores mais difíceis, é quando está melhor. É por isso que ele fez os golos que fez esta noite.
Hoje era muito difícil pararem-nos. O Matic e o Enzo Perez estiveram imparáveis, tanto defensivamente como ofensivamente.

O Chelsea não era para mim a equipa desejável, porque tem excelentes jogadores, como é o caso do David Luiz e o Ramires. Se calhar vão estar as duas melhores equipas da prova na final".

Acreditar [no triunfo na final], acredito. Para mim e para os jogadores do Benfica representa durante estes quatro anos trabalho sempre em crescendo, a ganharmos etapas não só em Portugal, como também no estrangeiro, onde o Benfica já não chegava há muitos anos em termos de identidade.

Ficaremos no pote 1 nos próximos sorteios da Liga dos Campeões enquanto há uns anos éramos vigésimos e tal. Trabalho de muita gente. Agora estamos na final Taça de Portugal e da Liga Europa, mas os jogos mais importantes vêm aí, no campeonato”.

Luisão (capitão do Benfica)
“É maravilhoso. Trabalhamos pelo melhor do clube e depois é maravilhoso ver o que todos os benfiquistas fizeram hoje, dentro e fora de campo. Estou muito feliz. Sem palavras para descrever a presença numa final europeia.

Era dificílimo, mas já sabíamos. Entrámos com ritmo muito forte. É difícil, mas o coração que a equipa mostrou é inqualificável. Foi difícil, mas conseguimos”.

Festa muito feliz no balneário. Sabemos que o país, os adeptos, que trabalham, vivem a tristeza no dia-a-dia com a crise, e para eles a felicidade é vir ao jogo e ver o que o Benfica fez hoje. Isso significa muito para nós. Por isso, festejamos no balneário, merecedor.

Estou feliz por reencontrar o David Luiz e o Ramires (Chelsea) que fizeram parte do clube. Vai ser uma grande final”.
Cardozo (jogador do Benfica)

“Entrei com muita vontade de fazer o meu trabalho, ajudar a equipa. Graças a Deus correu muito bem, passámos à final, como queríamos.

Já sabemos que estamos na final, agora estamos bem, tranquilos. Agora é relaxar um pouco e depois pensar no campeonato. Vai ser muito importante para nós. Estamos muito contentes, felizes.

Estamos em três frentes (final da Liga Europa e Taça de Portugal e campeonato, que lidera) que vamos tentar vencer”.

Enzo Perez (jogador do Benfica)
"Contentes, ficámos muito contentes. Demonstrámos isso no final da partida, por podermos marcar presença em outra final. Estamos contentes, mas ainda não conseguimos ganhar nada.

No jogo contra o Sporting, falou-se muito durante a semana sobre a arbitragem, só faltou falar o presidente de Portugal. Gaitán e Maxi Pereira foram muito visados pelas faltas que cometeram. Hoje assinalaram um penálti contra nós, não assinalaram a nosso favor, mas o importante é manter a tranquilidade, saber que ainda não se conseguiu nada e começar a pensar na final.

O mais importante é o que se está a passar agora. É muito meritório o que este grupo de jogadores está a fazer agora, uns têm jogado mais outros menos, mas o grupo é que é importante.

Tem sido um ano muito bom e esperamos poder terminar da melhor maneira".

Aykut Kocaman (Treinador do Fenerbahçe)
"Sabíamos que o Benfica, a jogar em casa, ia jogar de forma muito agressiva. Marcaram um golo e empatámos de seguida. O mais negativo foi, depois de uma falta a meio campo, sofrermos o segundo golo. Uma equipa a este nível não pode falhar desta maneira. Na segunda parte sofremos o terceiro golo e não conseguimos reagir para voltar a marcar. Parabéns ao Benfica.

Estou triste, sobretudo pelo segundo golo que sofremos. Temos equipa suficiente para jogar a este nível. Gostaria de os ter todos para a próxima temporada. O Benfica mostrou que tem mais experiência e por isso acabou por vencer. Falta-nos um pouco mais de experiência para fazer melhor.

Não existe motivo por termos perdido a concentração. O que fez a diferença foi o facto de o Benfica já ter jogado várias meias-finais. Isso foi preponderante. Ainda não sei o que se passa com Gonul [que foi atingido na cabeça por um pontapé involuntário de Gaitán e teve de ser transportado para um hospital]".

Sugerir correcção
Comentar