Jesus contra a tentação de abrandar o ritmo

Benfica defronta nesta quinta-feira o AZ Alkmaar na Luz, em jogo a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

Foto
O Benfica venceu em Alkmaar com um golo de Salvio REUTERS

O Benfica não tem tido tempo para respirar e nesta quinta-feira vai para o seu décimo jogo em 30 dias, o que dá um jogo a cada três dias. Depois da recepção ao Rio Ave na segunda-feira, os “encarnados” enfrentam na Luz o AZ Alkmaar, em jogo a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, e estão em boa posição para chegar às “meias” depois da vitória por 1-0, há uma semana, na Holanda. Mas Jorge Jesus não quer uma equipa relaxada a pensar que a eliminatória está garantida. Se o Benfica ganhou em casa do adversário, alerta o técnico, o adversário pode fazer o mesmo em casa do Benfica.

“Nesta fase da prova não há avisos. O facto de termos um resultado melhor no primeiro jogo não dá margem para acharmos que somos melhores. Nesta fase da prova existe muito equilíbrio entre as equipas. O AZ de certeza que pensa que pode discutir aqui a eliminatória, como nós pensamos que nada está decidido e que não podemos relaxar”, observa Jorge Jesus, relembrando o que aconteceu no jogo da segunda mão com o Tottenham, também na Luz, em que os spurs estiveram bem próximos de anular o triunfo benfiquista por 3-1, em Londres: “Empatámos com o Tottenham 2-2, mas se o Tottenham tivesse ganho 4-1, não é porque o Benfica não tenha jogado bem, é porque o Tottenham foi melhor. O Benfica nunca perdeu o respeito pelo Tottenham.”

A rotação na Liga Europa vai continuar, porque a prioridade continua a ser o campeonato e haverá uma deslocação a Aveiro no próximo domingo para defrontar o Arouca, um jogo em que o Benfica, caso o Sporting não ganhe no dia anterior ao Gil Vicente, pode sagrar-se campeão. E aí, depois de conquistado o primeiro objectivo, Jesus pensa em mais conquistas.

Para já, mantém-se o plano: “Depois de sentirmos que matematicamente somos campeões, vamos tentar conquistar as outras competições, não só a Liga Europa, mas também a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Tentar chegar o mais longe possível em todas as competições.”

Cardozo tem sido um dos escolhidos para os jogos europeus (e das outras competições que não o campeonato) e voltou aos golos no jogo da última segunda-feira, depois de quase cinco meses sem marcar, mas Jesus não garante a titularidade do paraguaio. “Os dois golos que marcou ao Rio Ave deram-lhe tranquilidade. Convocado de certeza que vai ser, agora se vai ser titular... Tem sido primeira escolha na Liga Europa. Não estamos preocupados com o jogador individualmente, estamos sim preocupados com uma ideia de equipa e quantos mais minutos lhe pudermos dar, melhor para ele”, observou o técnico, frisando, no entanto, que as alterações são a prova que “todos os jogadores têm valor para serem titulares”.

O Benfica está, assim, bem lançado para voltar a marcar presença nas meias-finais, o que seria a terceira vez nas últimas quatro temporadas. E, se vencer nesta quinta-feira, passará a ser a equipa com mais vitórias da história da competição (que existe desde 2009-10). Para já, os “encarnados” têm 23 vitórias, tantas quantas o Atlético de Madrid, que já venceu a Liga Europa por duas vezes (2010 e 2012). Mas, para lá chegar, terá pela frente um AZ Alkmaar que já pouco tem a perder na presente temporada, já fora da Taça e em sétimo lugar da Liga holandesa, que dará apenas acesso a um play-off interno de acesso à Liga Europa. E tem no banco a sua principal arma, o experiente treinador holandês Dick Advocaat, que não dá a eliminatória por perdida: “Está tudo em aberto. Ainda é possível, mas claro que será difícil porque o Benfica é uma das grandes equipas europeias. Vão jogar em casa, vão querer ganhar e, por isso, a responsabilidade está do lado deles.”

Sugerir correcção
Comentar