Jéssica Augusto: "Trabalhei muito para esta medalha"

A maratonista portuguesa revela que teve de abrandar o ritmo a dada altura da prova.

Foto
Foto: Phil Noble/Reuters

Jéssica Augusto, satisfeita com a conquista da medalha de bronze na maratona nos Europeus de atletismo de Zurique, contou que teve de ouvir o seu corpo para chegar ao pódio.

"Estou satisfeita por ganhar a primeira medalha de Portugal. Trabalhei muito para esta medalha e penso que de uma forma muito inteligente", afirmou a portuguesa, que terminou a prova a 27 segundos da vencedora, a francesa Christelle Daunay.

Jéssica Augusto, de 32 anos, detentora da melhor marca do ano (2h24m25s feitas em Londres), completou a prova em 2h25m41s, contra as 2h25m14s da nova campeã europeia, enquanto a italiana Valeria Straneo, medalha de prata, terminou com um registo de 2h25m27s.

"Eu ia no primeiro grupo na primeira volta, mas depois fiquei para trás porque tive de ouvir o meu corpo, que me estava a dizer para ir com outro ritmo. Recuperei no final e fiquei contente por ganhar o bronze", explicou a atleta bracarense em conferência de imprensa.

Jéssica Augusto fez uma corrida regular e nunca saiu do seu ritmo. Décima aos 5.000 metros, Jéssica foi aproveitando as sucessivas quebras entre as primeiras e passou em quinto à meia maratona e em terceiro aos 30 km.

Sempre com as líderes à vista e diferenças na ordem dos 10/20 segundos, a portuguesa, sétima classificada na maratona dos Jogos Olímpicos de 2012, não conseguiu anular o pequeno fosso face a Straneo e Daunay, que "disparou" para a vitória aos 40 km.

"Eu corri a maratona de Londres [em Abril], mas depois descansei durante duas semanas, por isso hoje não foi assim tão difícil. É a minha terceira maratona esta época [incluindo Yokohama, em Novembro de 2013], agora vou descansar para os Jogos Olímpicos Rio2016. Não planeio correr nos Campeonatos do Mundo [de 2015]", acrescentou.

O resultado de Jéssica, associado aos de Filomena Costa (15.º lugar, com 2h32m50s) e Marisa Barros (20.º, com 2h34m35s), garantiu a Portugal o segundo posto na Taça da Europa de maratona, atrás da Itália. A outra portuguesa em prova, Doroteia Peixoto, abandonou depois dos 25 km.

Sugerir correcção
Comentar