Jéssica Augusto conquista bronze na maratona

Foto
A atleta portuguesa, de 32 anos, detentora da melhor marca do ano (2h24m25s) FRANCK FIFE/AFP

Jéssica Augusto conquistou hoje a medalha de bronze da maratona nos Campeonatos Europeus de atletismo, conseguindo a primeira presença no pódio para Portugal na competição que decorre em Zurique, na Suíça.

A atleta portuguesa, de 32 anos, detentora da melhor marca do ano (2h24m25s), completou a prova em 2h25m41m, atrás da francesa Christelle Daunay, nova campeã europeia, que terminou com 2h25m14m, e da italiana Valeria Straneo, medalha de prata, com um registo de 2h25m27m.

Vice-campeã europeia de 10.000 metros em 2010 e medalha de bronze nos 5.000m na mesma edição, Jessica Augusto alcançou a sua terceira medalha em campeonatos continentais e deu a Portugal a sexta medalha na maratona, depois dos títulos de Rosa Mota (1982, 1986 e 1990) e Manuela Machado (1994 e 1998).

O resultado da bracarense, associado aos de Filomena Costa, que terminou em 15.º (2h32m50s), e Marisa Barros, que na sua primeira maratona do ano e vinda de quase duas épocas de combate às lesões ficou no 20.º lugar (2h34m35s), garantiu a Portugal o segundo posto na Taça da Europa de maratona, atrás da Itália. A outra portuguesa em prova, Doroteia Peixoto, abandonou depois dos 25 km.

Depois de ter alcançado, na maratona de Londres, a sua melhor marca, que a consolida como segunda portuguesa de sempre, atrás de Rosa Mota, Jéssica Augusto ambicionava justificadamente o ouro, mas ficou a 27 segundos desse objectivo, perante duas atletas bastante mais experientes: Daunay (39 anos), duas vezes top-10 em Mundiais, e Straneo (38), vice-campeã do Mundo no ano passado.

No entanto, Jéssica mostrou-se ao nível das melhores, já que o trio do pódio esteve um degrau acima das restantes nestes 42,195 km. A quarta classificada, a croata Lisa Christina Nemec (2h28m36s), chegou quase três minutos depois da portuguesa, e a quinta, a turca de origem etíope Elvan Abeylegesse (2h29m46s), gastou mais quatro minutos.

Jéssica Augusto, que de início ficou ligeiramente para trás em relação ao grupo da frente, fez uma corrida extremamente regular - cada légua na casa dos 17 minutos - e nunca saiu do seu ritmo. Décima aos 5.000 metros, Jéssica foi aproveitando as sucessivas quebras entre as primeiras e passou em quinto à meia maratona e em terceiro aos 30 km.

Sempre com as líderes à vista e diferenças na ordem dos 10/20 segundos, a portuguesa, sétima classificada na maratona dos Jogos Olímpicos Londres2012, não conseguiu anular o pequeno fosso face a Straneo e Daunay, que "disparou" para a vitória aos 40 km.

Hoje à tarde, na pista do estádio Letzigrund, Portugal apresenta-se com natural orgulho no concurso do salto com vara, através de Edi Maia e Diogo Ferreira. Nunca um português chegara a uma final e agora ambos conseguiram a qualificação, passando 5,50 metros, dando indicações de que o recorde nacional de 5,70 pode estar em perigo.

A seleção nacional de 4x100 metros, com Yazaldes Nascimento, recente finalista dos 100 metros, e o "eterno" Francis Obikwelu, pode assegurar a final de domingo e aí tentar superar o melhor de sempre, um sexto lugar. Menos se espera das mulheres nos 4x400 metros, entrando no concurso com o 16.º e último dos tempos.

Sara Moreira, quinta nos 10.000 metros, vai para a pista para nova final direta, a dos 5.000 metros, prova em que menos facilmente brilhará, por falta de velocidade terminal. Por ter sido mãe há menos de um ano, não recuperou ainda as suas qualidades de terminadora.

A final do triplo salto está "órfã" de Patrícia Mamona, a campeã portuguesa que há dois anos foi segunda em Helsínquia. Susana Costa, nona nas qualificações, é a representante lusa.

Sugerir correcção
Comentar