Irlanda do Norte garante apuramento histórico para um Europeu

Irlanda consegue a primeira vitória da sua história frente à Alemanha e cola-se à Polónia no segundo lugar do Grupo D.

Foto
Os norte-irlandeses fizeram a festa do apuramento Jason Cairnduff/Reuters

Foram precisos 29 anos de espera, mas a Irlanda do Norte voltará a estar na fase final de uma grande competição de futebol. Um triunfo caseiro frente à Grécia, por 3-1, garantiu à selecção norte-irlandesa o primeiro lugar do Grupo F e um bilhete para o Europeu de França do próximo ano. Esta foi a primeira vez que a equipa conseguiu apurar-se para a prova organizada pela UEFA, contando no currículo apenas presenças nos Mundiais de 1958, 1982 e 1986.

O triunfo da Irlanda do Norte começou a desenhar-se aos 35’, com um golo de Steven Davis, mas seria confirmado no segundo tempo com um bis de Josh Magennis, de nada valendo o golo de honra dos visitantes já perto do final do encontro. Com mais este desaire, os gregos prosseguiram a sua qualificação desastrosa, não contabilizando qualquer vitória nas nove partidas já disputadas. Um pecúlio paupérrimo do conjunto helénico, que ocupa o último lugar do agrupamento, atrás das Ilhas Feroé.

Em discussão está ainda o nome da selecção que irá acompanhar a Irlanda do Norte neste Grupo F. A Roménia empatou em casa com a Finlândia a uma bola e manteve o segundo lugar, mas viu a Hungria diminuir a distância para apenas um ponto, depois de vencer (sofridamente) em casa com as Ilhas Feroé (2-1), após uma reviravolta no marcador.

Aguardado com grande expectativa, pelas piores razões, a recepção da Albânia à Sérvia, no Grupo I, não originou, desta vez, incidentes de maior (ao contrário da primeira partida entre as duas selecções nesta qualificação). A equipa da casa acabou por ser derrotada nos instantes finais (2-0), mas ainda pode acompanhar Portugal no apuramento directo do Grupo I, desde que vença fora a Arménia na última ronda. Neste cenário, ultrapassará a Dinamarca (que não tem mais jogos para disputar) no segundo lugar.

Quem complicou o apuramento directo foi a Alemanha que, surpreendentemente, foi derrotada na Irlanda, por 1-0. Os campeões mundiais mantiveram o primeiro lugar do Grupo D, mas agora com apenas um ponto de vantagem sobre os irlandeses (que venceram os alemães pela primeira vez na sua história) e a Polónia, que empatou esta ronda na Escócia (2-2). Os germânicos estão agora obrigados a pontuar na recepção à Geórgia, no próximo domingo, para seguirem em frente. No mesmo dia, os polacos recebem a Irlanda.

Sugerir correcção
Comentar