Com uma goleada (4-0) ao Líbano, em partida realizada nesta terça-feira em Teerão, o Irão ficou mais perto do apuramento para o Mundial do Brasil, em 2014. A selecção orientada por Carlos Queiroz ocupa o segundo lugar no Grupo A da quarta ronda da zona asiática de qualificação. A última jornada, que se disputa dentro de uma semana, vai decidir quem se junta à Coreia do Sul no lote das equipas apuradas directamente para a competição que se realiza no Brasil.
Após um par de oportunidades desperdiçadas, o Irão chegou à vantagem aos 39’, com um golo de Mohammad Khalatbari. O extremo recebeu a bola, passou por dois adversários e, já dentro da área, rematou fora do alcance do guarda-redes libanês. Já no período de compensação, a equipa de Carlos Queiroz ampliou o resultado: Javad Nekonam respondeu com um cabeceamento potente ao cruzamento de Khosro Heydari no lado direito.
Logo a abrir a segunda parte os iranianos fizeram o 3-0 e praticamente resolveram a partida. Reza Ghoochannejhad tirou um adversário do caminho e rematou sem hipóteses para o guarda-redes libanês Abbas Hassan. Ainda houve tempo para um quarto golo, marcado aos 86’ por Javad Nekonam. O capitão iraniano “bisou” na partida com um remate de fora da área, mais em jeito do que em força, que resultou no 4-0.
Com esta vitória, o Irão soma 13 pontos em sete partidas e já garantiu pelo menos o terceiro lugar no grupo, que dá acesso ao play-off continental (em que se defrontam os dois terceiros classificados). Mas a equipa de Queiroz até pode conseguir um lugar de apuramento directo para o Brasil: na última jornada visita a líder Coreia do Sul e um empate serve às duas equipas. Se ganhar, o Irão garante o primeiro lugar e pode reservar viagem para o Brasil. A derrota também pode servir, desde que o Uzbequistão não ganhe ao já eliminado Qatar.
No Grupo B da zona asiática, a Austrália ficou em boa posição para acompanhar o Japão no grupo dos apurados para o Brasil. Os nipónicos cumpriram o oitavo e último encontro de qualificação com uma vitória (1-0, golo de Shinji Okazaki aos 89’) sobre o Iraque, que colocou um ponto final no sonho iraquiano.
Já a Austrália goleou (4-0) a Jordânia e, na derradeira jornada, tem de vencer o Iraque – ou empatar, desde que Omã não ganhe à Jordânia.

Comentar