Início desanimador de Portugal no Circuito Mundial

A selecção nacional de râguebi perdeu os três primeiros jogos da etapa de estreia da época 2013-14, que está a ser disputada na Austrália.

Foto
David Mateus na partida frente ao Canadá IRB

O grupo, já se sabia, era difícil, mas Portugal esteve aquém do esperado no primeiro dia da primeira etapa do Circuito Mundial de sevens, que está a ser realizada em Gold Coast, na Austrália. Com a derrota nos três jogos do Grupo C, frente ao País de Gales (33-14), Ilhas Fiji (38-0) e Canadá (24-17), a selecção nacional falhou o apuramento para a Cup (luta pelos oito primeiros lugares) e vai defrontar na madrugada deste domingo a França, nos quartos-de-final da Taça Bowl (apuramento do 9.º ao 16.º classificado).

Sem Gonçalo Foro, que abdicou de participar no Circuito Mundial devido a motivos profissionais, e Frederico Oliveira, que está lesionado, Portugal viajou para a Austrália com um mescla de jogadores muito jovens, como Nuno Sousa Guedes, Miguel Lucas e Martim Ávila, e outros experientes (David Mateus, Pedro Leal e Adérito Esteves).

E o início da participação portuguesa até foi prometedor. No jogo de estreia, contra o País de Gales, Portugal sofreu um ensaio com pouco mais de um minuto decorrido, mas reagiu muito bem e chegou ao intervalo a vencer por 14-7 (ensaios de João Lino e Pedro Leal). No entanto, nos últimos sete minutos os britânicos penalizaram os erros cometidos pelos jogadores nacionais com quatro ensaios e conseguiram o triunfo, por 33-14.

Para o segundo jogo, frente às Ilhas Fiji, uma das favoritas a ganhar na Austrália, o filme foi bem diferente e a partida não teve história. A equipa portuguesa, que está época é novamente treinada por Pedro Netto, foi dominada de início ao fim e os fijianos alcançaram um triunfo tranquilo, por 38-0.

No último jogo do primeiro dia, Portugal defrontou o Canadá, uma das equipas mas consistentes do Circuito que tinha derrotado no segundo jogo os galeses. Com uma exibição bem melhor do que a anterior, os portugueses equilibraram o encontro e marcaram três ensaios (Carl Murray, por duas vezes, e Francisco Vieira de Almeida), mas a equipa da América do Norte foi mais forte e venceu, por 24-17.

O percurso 100% negativo no Grupo C empurrou Portugal para o último lugar e, na madrugada deste domingo (2h35), a equipa nacional terá um missão muito complicada ao defrontar, nos quartos-de-final da Taça Bowl, a França, que ficou no terceiro lugar do Grupo B.
 
 

Sugerir correcção
Comentar