Ibrahimovic volta a pisar o passeio da fama

Avançado sueco volta à casa que o lançou para a ribalta. Um triunfo coloca o PSG nos "oitavos" da Champions.

Foto
Ibrahimovic no relvado do Estádio do Malmö, durante o treino Jonathan Nackstrand/AFP

Para os demais jogadores do PSG que viajaram até à Suécia, o embate com o Malmö será o jogo que poderá garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeõs. Para Zlatan Ibrahimovic, porém, será bem mais do que isso. É o regresso às raízes do maior futebolista sueco dos últimos anos. O reviver do início do sonho. “Foi onde tudo começou. Enfrentá-los na Champions é surreal”, admite.

Com o Real Madrid já qualificado para a fase seguinte, o PSG tem hoje a possibilidade de lhe seguir as pisadas no Grupo A. Para isso, precisa de vencer no Swedbank Stadion ou então esperar por um deslize do Shakhtar Donetsk frente aos “merengues”. Um cenário que acaba de vez com a réstia de esperança dos campeões da Suécia de continuar em prova.

Nesse sentido, não há uma equação perfeita para Ibrahimovic. Não há hipótese de se apurarem os dois, o clube que representa e o clube que o formou, quando era apenas um adolescente que se apoiou no futebol para ultrapassar os dramas de uma vida difícil no problemático bairro de Rosengärd. Foi no Malmö que deu os primeiros pontapés como sénior, em 1999, e é nas imediações do seu estádio que o nome do avançado está gravado para a eternidade. Em 2012, o apelido de origem bósnia juntou-se ao Passeio da Fama do Desporto na cidade.

Por todas as razões, independentemente do desfecho, esta será sempre uma noite especial para Zlatan. Mas o que seria para o goleador de 34 anos um encontro perfeito, neste contexto? “Ganhar o jogo, eu marcar três golos e toda a gente gritar o meu nome”, expõe, entre sorrisos, na conferência de imprensa de lançamento da partida.

Se no Grupo A a hierarquia está praticamente definida, no Grupo B o clima é de maior indefinição, com o primeiro (Manchester United) e o último (CSKA Moscovo) separados apenas por três pontos. Hoje, decide-se essencialmente a liderança, com um embate entre red devils e o PSV, em Old Trafford.

Também os dois primeiros do Grupo D colidem esta noite, com a Juventus a poder tomar de assalto o comando, se vencer o Manchester City, em Turim. Caso se confirme este cenário, quem fica de imediato de fora da prova é o Sevilha.

 

Sugerir correcção
Comentar