Ibrahimovic anuncia mudança para o Manchester United

Avançado sueco tinha deixado o PSG no final da temporada. Em 2016-17 voltará a trabalhar com José Mourinho.

Foto
Zlatan Ibrahimovic apontou o primeiro tento dos suecos Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

Zlatan Ibrahimovic vai ser jogador do Manchester United na próxima época. O anúncio foi feito pelo jogador, através da sua conta do Twitter, confirmando, assim, que voltará a trabalhar com José Mourinho, depois de se terem cruzado no Inter Milão.

Era uma das confirmações mais aguardadas do defeso. O carismático avançado sueco, que recentemente afirmou, em mais um dos seus comentários provocadores, que chegou a Paris como um rei e saiu como uma lenda, assumiu a mudança para Inglaterra, depois de quatro temporadas em França.

Foi o fim de um dos vários capítulos de uma carreira que começou no Malmö, em 1999, e que inclui passagens por Ajax, Juventus, Inter Milão, Barcelona e AC Milan. No total, conquistou nada menos do que um Campeonato do Mundo de clubes, uma Liga Espanhola, quatro Ligas francesas, duas Ligas holandesas, três Supertaças de Itália, uma Supertaça Europeia, duas Supertaças de Espanha, duas Taças de França, três Taças da Liga Francesa, uma Taça da Holanda e quatro Ligas italianas.

O fracasso da prestação da Suécia no Euro 2016 terá apressado o anúncio. Ainda no decorrer do torneio, Ibrahimovic anunciou que deixaria a selecção assim que a prova terminasse e a verdade é que a equipa nórdica não passou sequer da fase de grupos.

Tal como Blomqvist e Henrik Larsson, o avançado juntar-se-á ao restrito leque de suecos a competirem com a camisola do Manchester United e tudo indica que a boa relação que sempre manteve com José Mourinho, treinador que o orientou em Milão, contribuiu para este desfecho.

Entre as dúvidas que têm surgido em torno do retorno que esta aposta poderá render, levanta-se essencialmente a questão da idade. Ibrahimovic fará 35 anos em Outubro, mas a verdade é que o amadurecimento tem sido feito à base de golos, muitos, embora num campeonato bem menos competitivo do que o inglês.

Se olharmos para as últimas cinco temporadas, verificamos que o avançado sueco ultrapassou sempre a barreira dos 30 golos/época no conjunto das várias competições. Um excelente cartão-de-visita para um jogador que dispensa apresentações e que é visto como uma ameaça permanente, dentro e fora da área (a capacidade para cobrar livres é também um dos seus pontos fortes).

Para além dos dotes futebolísticos, Ibrahimovic descarregará sobre a Premier League toda a carga de controvérsia e o carisma que o caracterizam. Uma dimensão que poderá sair reforçada se tivermos em conta que um dos rivais do Manchester United na luta pelo título será o vizinho Manchester City, orientado por Pep Guardiola.

A colisão frontal entre os dois, que remonta aos tempos do Barcelona, é parcialmente retratada pelo jogador no livro I Am Zlatan Ibrahimovic, uma biografia em que o sueco se refere ao técnico espanhol como uma pessoa sem carisma, "um cobarde". Nessa linha, o derby de Manchester terá sempre um ingrediente extra.

De resto, a voz de algumas antigas figuras dos "red devils" já soou, recentemente, para defender a contratação, cujos detalhes não são ainda conhecidos. Paul Scholes fala num jogador com "carácter", Peter Schmeichel entende que o avançado "nasceu para jogar no United" e o antigo treinador Rene Meulensteen considera-o ideal para o ataque, rotulando-o como um "vencedor em série".

 

Sugerir correcção
Comentar