Hugo Viana carregou o Sp. Braga até às meias-finais

Um triunfo por 3-0 sobre o Beira-Mar permitiu aos minhotos terminarem na frente do Grupo B da Taça da Liga.

Foto
Hugo Viana marcou o segundo golo do Sporting de Braga Foto: Reuters (arquivo).

Pela segunda vez consecutiva, o Sp. Braga vai marcar presença nas meias-finais da Taça da Liga. A vitória sobre o Beira-Mar (3-0) confirmou o triunfo dos minhotos no Grupo B e um frente a frente com o primeiro classificado do Grupo D, na próxima fase. E José Peseiro bem pode agradecer o apuramento a Hugo Viana.

O final do primeiro tempo foi fatal para os aveirenses. Dois golos praticamente seguidos encaminharam um jogo que até então estava dividido, ainda que sem grandes motivos de interesse. Aos 37’, Carlão tirou partido da precisão do pé esquerdo de Hugo Viana, na marcação de um canto, para cabecear com eficácia ao primeiro poste, inaugurando o marcador. Quatro minutos depois, foi Ruben Amorim a beneficiar de uma assistência do compatriota: Viana fez sobrevoar a bola sobre os centrais, o médio emprestado pelo Benfica recebeu de peito e atirou para o 2-0. 
 
Bruno Jorge, que substituiu Rui Rego na baliza do Beira-Mar, estava a ter uma noite ingrata, com poucas hipóteses para brilhar e já dois golos encaixados. Aos 64’, viu um remate de Hugo Viana (quem mais haveria de ser?) passar perto do poste, numa altura em que os aveirenses pareciam mais inconformados no jogo. A velocidade de Balboa nos contra-ataques e a capacidade técnica de Ruben Ribeiro (que atirou ao poste aos 59’) indiciavam que os visitantes teriam uma palavra a dizer na discussão da partida. 
 
Seguiu-se uma substituição para cada lado, com José Peseiro a levar a melhor. Alan rendeu Mossoró e viria a ser decisivo no lance do terceiro golo, ao desmarcar Baiano, que obrigou Hugo a um corte incompleto. Atento ao lance, Hugo Viana não deixou fugir a oportunidade de surgir na área e fechar o marcador (88’). Duas assistências e um golo do internacional português facilitaram, e de que maneira, a missão a um Sp. Braga que no próximo sábado jogará na Madeira, frente ao Nacional, para o campeonato. 
 
Com este triunfo, o segundo nesta fase de grupos, os bracarenses fecham este capítulo da Taça da Liga com sete pontos e regressam às meias-finais da competição. Na temporada passada, acabaram por ser eliminados pelo Gil Vicente, no desempate por grandes penalidades, depois de um 2-2 no tempo regulamentar. Esta época, voltam a ter uma oportunidade de alcançar a final da prova pela primeira vez.

Já o Beira-Mar, mesmo sem ter conseguido o apuramento, pode pelo menos gabar-se de ter feito a melhor campanha na Taça da Liga até à data. Depois da saída de cena também na Taça de Portugal, nos oitavos-de-final, frente ao Arouca, os aveirenses poderão agora concentrar-se em absoluto na Liga.  

 


Ficha de jogo


Sp. Braga


3

Beira-Mar

0

ficha de jogoFicJogo no Estádio Municipal de Braga.
Assistência cerca de 3.000 espectadores.

Sp. Braga Quim, Salino, Haas, Paulo Vinícius, Ismaily, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim (Baiano, 84'), Mossoró (Alan, 67'), Hélder Barbosa, Carlão (Éder, 73'). Treinador José Peseiro.

Beira-Mar Bruno Jorge, Nuno Lopes, Hugo, Sasso, Hélder Lopes, Dias, Fleurival, Rúben (Serginho, 61'), Balboa, Nildo (Rafael Batatinha, 4'6), Abel Camará (Seleh Javier, 73'). Treinador Ulisses Morais.

Árbitro Bruno Paixão (AF Setúbal).
Amarelos Ismaily (2'), Nildo (10'), Mossoró (40'), Haas (51').

Golos 1-0, por Carlão, aos 37'; 2-0, por Rúben Amorim, aos 41'; 3-0, por Hugo Viana, aos 88'.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar