Hospitalidade, corrida e convívio no trail em Fataunços-Vouzela

Carla André é a madrinha da 3.ª edição Trail das Poldras, prova candidata ao Circuito Nacional de Trail 2016.

Fotogaleria
Fotogaleria

O III Trail das Poldras – Fataunços, Vouzela aguarda a participação de cerca de 300 atletas no dia 25 de Julho, a decorrer numa paisagem única, inserida no 1.º Parque Natural Caramulo-Vouga e num conjunto histórico-cultural relevante.

A prova tem característica de trail/corrida de montanha, disputando-se em trilhos e estradas de terra batida com subidas e descidas acentuadas. Este ano tem um acréscimo de mais dois quilómetros, para que a distância total se situe nos 25km, coincidindo com o dia 25 e o 25º aniversário da Associação Amorim Girão. Haverá também uma caminhada com duas opções de percursos: de 7 e 14km.

A partida é dada às cinco badaladas do sino da igreja de Fataunços. O percurso tem início em Fataunços, que dista cerca de 3kms de Vouzela, podendo os participantes admirarem todo o esplendor daquela região, como por exemplo: a Sra do Castelo no monte Lafão, vale da ribeira Ribamá, várias travessias por poldras, ponto mais alto em Figueiredo das Donas, estrada romana, monumentos medievais, antigo trilho do caminho-de-ferro da linha do Vouga… até chegar à meta em Fataunços. Vasto é o património histórico-cultural por onde a prova se desenrola, mas o património vegetal tem aqui uma enorme importância, onde se cruzam diferentes tipos de árvores centenárias do Parque Natural. 

Este trail difere dos demais também pelo ambiente familiar e de festa, a que não vão faltar alguns atletas de elite, nomeadamente: Carla André, conhecida pelos seus resultados na Maratonas das Areias e, recentemente, nas 24 horas no Luxemburgo; Julia Conceição que participou no Campeonato do Mundo de Trail, realizado em Annecy, França; Luis Dias, corredor de montanha com largo palmarés; e mais alguns atletas vencedores em provas de trail de norte a sul do país. 

“Como cereja no topo do bolo, teremos como madrinha a atleta ultra maratonista Carla André que fará uma palestra, e participará na prova, no ano da comemoração do 25.º aniversário da Associação Amorim Girão”, afirma Domingos Fernandes, director da prova. 

A escolha da Carla André como madrinha teve por objectivo “ter como figura associada à prova alguém que, pela sua determinação e convicção, conseguiu obter resultados que são conhecidos, depois de ter passado por uma situação de recuperação complicada”. Domingos acrescenta ainda que “é o espírito que está subjacente ao trajecto da Carla que queremos que seja o da prova, e que no fundo também é o espírito da organização e da gente desta terra. O sucesso não é obra do acaso, mas sim de muita dedicação, trabalho e convicção, e a Carla, que graciosamente aceitou o convite, é exemplo disso.”

A hospitalidade e a simpatia dos habitantes de Fataunços, Vouzela vão ser evidentes em toda a organização do trail. Às ofertas associadas à competição (t-shirt, duches, seguro, troféus) haverá uma lista de prémios cativante, que inclui estadias na Casa de Fataunços, cursos na Escola de Montanha e ainda experiências “Hotéis 1 noite” (Inatel).  
A organização disponibiliza ainda um conjunto de facilidades durante a prova, entre as quais: alojamento gratuito no Parque e Campismo, um serviço de babysitting para os pais atletas, descontos nas Termas de S. Pedro do Sul, refeições e alojamento a preço económico. 

Quando questionado pelo Público Running sobre a importância do Trail das Poldras para a região e seus habitantes, o director da prova responde: “O Trail das Poldras já é uma marca de Fataunços-Vouzela. A sua realização, que este ano será o terceiro, traz algum valor acrescentado à economia local, nomeadamente à restauração e hotelaria, para além de dinamizar outros recursos da região, permitindo ainda  semear junto do público, atletas, e acompanhantes a vontade de Vouzela como destino turístico”.

“O recente investimento da autarquia na construção do 1.º Centro de BTT de Vouzela, sinalizando um conjunto de percursos habilitados para as bicicletas, mas adaptáveis ao trail, é razão bastante para acreditar que Vouzela também poderá ser em breve um Centro de Trail para treino e estágio de atletas de alta competição, ou outras variantes de desporto de natureza como seja a caminhada.”

A organização do III Trail das Poldras cabe a Associação Amorim Girão e Junta de Freguesia de Fataunços, com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela e Bombeiros Voluntários de Vouzela. 

As inscrições estão em curso até dia 23 de Julho, cujo valor e demais proveitos revertem integralmente a favor da Associação Amorim Girão, para fomento desportivo dos jovens. 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar