Austrália perto da surpresa, mas Holanda agarrou “oitavos”

"Socceroos" deram trabalho (3-2) ao vice-campeão, mas não evitaram eliminação

Foto
Memphis Depay e Van Persie marcaram pela Holanda Marko Djurica/Reuters

A Holanda venceu a Austrália (3-2) em Porto Alegre e somou a segunda vitória em dois jogos, resultado que, combinado com a derrota (e eliminação) da Espanha, lhe valeu desde já o apuramento para os “oitavos”.

Os australianos, eliminados depois deste resultado, mostraram melhorias em relação ao desaire com o Chile e deram muito trabalho ao vice-campeão mundial. Mas foi a Holanda a inaugurar o marcador, aos 20’, num lance típico de Arjen Robben. O avançado enganou Wilkinson na linha de meio-campo, avançou para a baliza e já mais ninguém conseguiu evitar o seu terceiro golo na prova. Uma má notícia a dobrar para a Austrália, pois a Holanda não perdeu nenhum jogo em que Robben facturou.

Contudo, os “socceroos” esforçaram-se para mudar isso. Logo no lance seguinte (21’), empataram através de Tim Cahill, autor de cinco dos 11 golos do país em Mundiais. McGowan cruzou de longe e o avançado, de primeira de pé esquerdo e sem deixar a bola cair, entrou na lista de candidatos a melhor golo do torneio.

Até ao intervalo, houve duas grandes oportunidades, ambas desperdiçadas pela Austrália (Bresciano e Spiranovic). Mas a formação da Oceânia chegou mesmo à vantagem aos 54’, através de um penálti convertido por Jedinak, depois de um centro de Bozanic ter sido travado pelo braço de Janmaat, uma acção que o árbitro terá ajuizado como intencional.

Mas tal como aconteceu na primeira parte com a Austrália, a Holanda também foi rápida a reagir, com um jogador de 20 anos como grande figura. Memphis Depay (que tinha entrado no final da primeira parte devido à lesão de Martins Indi, defesa nascido em Portugal) fez a assistência para o terceiro golo de Van Persie na prova (58’) e marcou ele próprio o último do encontro (68’), num remate de fora da área que contou com a colaboração do guarda-redes Mathew Ryan.

Ficha de jogo, estatística e comparação de jogadores

Sugerir correcção
Comentar