Holanda e Itália já têm bilhete para o Campeonato do Mundo do Brasil

Primeiras duas selecções europeias apuradas para o Mundial do próximo ano. Markovic marcou pela Sérvia e França interrompeu série negra.

Balotelli, de penálti, deu a vitória à Itália
Fotogaleria
Balotelli, de penálti, deu a vitória à Itália Olivier Morin/AFP
Fotogaleria
Andorra não conseguiu segurar a selecção holandesa Pascal Pavani/AFP
Fotogaleria
Vitória sem contestação da Alemanha sobre as Ilhas Feroé Patrik Stollarz/AFP
Fotogaleria
Markovic foi titular e marcou um golo no triunfo a Sérvia em Cardiff Paul Ellis/AFP
Fotogaleria
A Bósnia-Herzegovina foi vencer à Eslováquia e ficou mais perto do sonho Samuel Kubani/AFP
Fotogaleria
Não houve golos no Ucrânia-Inglaterra Gleb Garanich/Reuters
Fotogaleria
A França esteve duas vezes a perder, mas acabou por ganhar à Bielorrússia Franck Fife/AFP

Depois de Brasil, Japão, Austrália, Irão e Coreia do Sul, Holanda e Itália juntaram-se nesta terça-feira ao grupo as selecções já apuradas para o Mundial 2014. Tal como há quatro anos, a Holanda foi a primeira selecção europeia a garantir o apuramento para o Mundial (é a décima presença da Holanda). Com uma vitória tranquila (2-0) sobre Andorra, a equipa de Louis van Gaal obteve o bilhete para o Brasil e pôde começar a fazer planos para 2014. Um “bis” de Robin van Persie, na segunda parte (49’ e 53’), foi suficiente. O avançado do Manchester United leva 38 golos pela selecção, e está a apenas dois do recordista, Patrick Kluivert.

No dia em que Gianluigi Buffon igualou o recorde de 136 internacionalizações de Fabio Cannavaro pela squadra azzurra, a Itália também garantiu a 18.ª presença num Campeonato do Mundo. A equipa de Cesare Prandelli até esteve a perder frente à República Checa, mas os golos de Chiellini (51’) e Balotelli (54’, de penálti) garantiram matematicamente o primeiro lugar do Grupo B.

São Marino juntou-se à festa italiana: a selecção local marcou um golo em jogos oficiais, algo que não acontecia há quase cinco anos. O autor da proeza foi Alessandro Della Valle, que apontou o golo de honra de São Marino na derrota (1-5) frente à Polónia – 25 jogos depois (contando apenas partidas competitivas, de apuramento para Mundiais ou Europeus), a selecção da Sereníssima República de São Marino celebrou um golo. Foi o primeiro neste apuramento (tem 43 sofridos).

Em Cardiff, a Sérvia apresentou-se frente ao País de Gales com três jogadores do Benfica no “onze” titular: Fejsa, Djuricic e Markovic. Este último apontou aos 55’ o terceiro e último golo da vitória dos sérvios (3-0). Gareth Bale, o “senhor 100 milhões”, começou a partida no banco de suplentes e só foi lançado aos 58’.

No Grupo C, a Alemanha ficou praticamente apurada para o Mundial com um triunfo confortável (3-0) sobre as Ilhas Feroé. Mertesacker, Özil e Müller construíram o resultado para a equipa de Joachim Löw. A Suécia segue no segundo lugar: venceu o Cazaquistão com um golo solitário de Ibrahimovic, que marcou ainda não estava decorrido meio minuto de jogo.

Outra equipa quase qualificada é a Suíça, que foi à Noruega vencer por 2-0. No Grupo G, Bósnia-Herzegovina e Grécia vão decidir entre si quem fica com o apuramento directo. A Inglaterra empatou sem golos na Ucrânia.

A França interrompeu uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer e sem marcar golos, mas a equipa de Didier Deschamps não teve uma noite fácil frente à Bielorrússia: por duas vezes os bleus estiveram em desvantagem no marcador, antes de vencerem por 4-2.

No Grupo F, de Portugal, a Rússia venceu Israel por 3-1 e ultrapassou a equipa nacional na liderança da classificação. Já o Luxemburgo derrotou a Irlanda do Norte por 3-2 e, graças a esse triunfo, deixou o último lugar da classificação, que passa a ser ocupado pelo Azerbaijão. Aurélien Joachim (47’), Stefano Bensi (78’) e Mathias Jänisch (87’) marcaram os golos da vitória da selecção luxemburguesa.

O Egipto terminou a fase de grupos da qualificação com o sexto triunfo em outros tantos jogos – os faraós são a única selecção a nível mundial com registo 100% vitorioso no apuramento para o Mundial. A equipa orientada pelo norte-americano Bob Bradley recebeu e venceu a Guiné por 4-2.

Na zona asiática, a Jordânia derrubou o Uzbequistão e garantiu a presença no play-off intercontinental de apuramento para o Mundial 2014.

Sugerir correcção
Comentar