Hernâni foi a estrela que agitou um dia que estava a ser calmo

Cabo-verdiano do V. Guimarães, uma das revelações da I Liga, assinou um contrato de quatro anos e meio com o FC Porto. Benfica e Sporting aproveitaram para “arrumar a casa” e colocar jogadores. Chelsea vendeu Schürrle e comprou Cuadrado

Foto
Hernâni: "Cheguei ao topo do futebol" DR

O FC Porto não quis esperar mais e, no último dia do período de transferências de Inverno, avançou para a contratação do extremo Hernâni, jogador-revelação da I Liga que desde 2012-13 actuava ao serviço do V. Guimarães. Esta foi a transferência de maior destaque no futebol nacional no derradeiro dia de inscrições na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e ficou consumada pouco antes do encerramento do mercado. Quanto a Benfica e Sporting, até à hora de fecho da presente edição, não houve surpresas na manga: o dia foi aproveitado para “arrumar a casa” e tratar de negócios que estão longe de poderem ser considerados prioritários.

Aos 23 anos, Hernâni Jorge Santos Fortes chegou a um dos clubes ditos “grandes” no futebol português. E, em declarações ao site oficial do FC Porto, considerou que chegou “ao topo”. “Não há maior alegria. Agora é desfrutar e aproveitar o que me deram de bom, continuando a acreditar nas minhas qualidades. É para isso que estou aqui”, prometeu o veloz atacante, que em 18 partidas no campeonato ao serviço do emblema vimaranense marcou quatro golos. “Quem trabalha tem as suas recompensas e eu tive a minha. Agora é dedicar-me a 100% com esta camisola, continuar a trabalhar e esperar que surjam coisas boas. Acredito que tudo vai correr bem”, acrescentou Hernâni, que assinou um contrato válido até Junho de 2019 e ficou protegido por uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros. Em contrapartida pela aquisição do jogador que nasceu em Lisboa e tem também nacionalidade cabo-verdiana, o FC Porto enviou três atletas para Guimarães: Sami, Otávio e Ivo Rodrigues foram emprestados.

Antes da contratação de Hernâni, o momento de maior suspense aconteceu quando, ao final da tarde, a LPFP oficializou a inscrição pelo FC Porto de Anderson de Oliveira, numa transferência internacional. A confusão com Anderson, o futebolista que em 2007 se transferiu do FC Porto para o Manchester United era legítima, porque o médio internacional brasileiro não só não conta para Louis van Gaal como tem como nome completo Anderson Luís de Abreu Oliveira. Só que o reforço do FC Porto será um jovem chamado Anderson de Oliveira, que completará 20 anos daqui a duas semanas. Formado nos escalões jovens do Atlético Mineiro, já tinha estado na órbita dos “dragões” e pertence, em parte, ao banco BMG – parceiro do FC Porto na construção do museu do clube, por exemplo. O FC Porto também encontrou colocação para o internacional português Rolando, que não era opção para Julen Lopetegui: vai representar o Anderlecht, por empréstimo dos “dragões”.

O Sporting formalizou a inscrição de Ewerton, sucessor de Maurício no plantel às ordens de Marco Silva, e anunciou o empréstimo de Simeon Slavchev ao Bolton, do segundo escalão do futebol inglês. Contratado no Verão ao Litex Lovech por 2,5 milhões de euros, o médio búlgaro teve poucos minutos ao serviço dos “leões”. E o Benfica enviou à LPFP a documentação da dupla uruguaia Jonathan Rodríguez e Elbio Álvarez, para além de inscrever Fejsa e contratar um trio de jovens.

Dia sem panquecas
À imagem do que se passou em Portugal, o último dia de transferências não trouxe nenhuma notícia bombástica no futebol europeu, mas houve alguns negócios surpreendentes a serem fechados. O Chelsea de José Mourinho tirou pleno partido da oportunidade para fazer uma alteração cirúrgica no plantel, com a saída de André Schürrle e a entrada de Juan Cuadrado, mas não houve grandes loucuras a ser cometidas. “Este dia de fecho do mercado é como o Pancake Day [feriado religioso equivalente à terça-feira gorda, em que é tradição comerem-se panquecas] sem panquecas”, escreveu o ex-internacional inglês Gary Lineker.

Alvo de muita cobiça no Verão, logo após o Mundial – no qual brilhou com quatro assistências e um golo ao serviço da Colômbia –, Juan Cuadrado viu consumada a transferência para o Chelsea no último dia do mercado de Inverno. A contratação foi possibilitada pela saída de André Schürrle, que regressou ao futebol alemão para representar o Wolfsburgo (adversário do Sporting nos 16 avos-de-final da Liga Europa) um ano e meio depois de ter chegado ao Chelsea, proveniente do Bayer Leverkusen. Com o encaixe financeiro resultante da venda do internacional alemão, os blues avançaram para Cuadrado (ex-Fiorentina), a quem deram um contrato com duração de quatro anos e meio. A mudança de Cuadrado para Stamford Bridge implicou ainda a cedência, por empréstimo, do egípcio Mohamed Salah.

Também em Inglaterra, o Southampton reforçou-se com Djuricic, jogador do Benfica que estava cedido ao Mainz. Os saints ficarão com opção de compra do sérvio. O avançado Deyverson, que representava o Belenenses, rumou ao futebol alemão para actuar no Colónia. O português Antunes deixou o Málaga e vai alinhar no Dínamo Kiev. E Leonardo Jardim, treinador do Mónaco, ficou sem Lucas Ocampos – o argentino foi emprestado ao Marselha, com uma cláusula de compra automática em caso de qualificação para a Liga dos Campeões. Os monegascos contrataram o extremo Alain Traoré (ex-Lorient) e o brasileiro Matheus Carvalho (ex-Fluminense).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários