Hamilton vence na Hungria e é o novo líder do Mundial

A 11.ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 foi calma, sem grande emoção, mas levou Lewis Hamilton à liderança do campeonato.

Foto
Hamilton levou o seu Mercedes ao triunfo na Hungria ATTILA KISBENEDEK/AFP

Lewis Hamilton (Mercedes) é o novo líder do Mundial de Fórmula 1, depois de vencer, neste domingo, o Grande Prémio da Hungria, o seu quinto triunfo nesta temporada e também o seu quinto no circuito húngaro. O seu companheiro de equipa Nico Rosberg, anterior líder do campeonato, teve de contentar-se com o segundo lugar, ficando agora a seis pontos de Hamilton no classificação do mundial. O lugar mais baixo do pódio foi ocupado por Daniel Ricciardo (Red Bull).

Numa corrida sem grande história, o britânico da Mercedes saiu do segundo lugar da grelha, mas assumiu a liderança na primeira curva. 

Hamilton não mais largou a primeira posição, numa corrida tranquila para os dois Mercedes. Kimi Raikkonen (Ferrari) acabou por ser o grande animador da prova, assumindo uma escolha de pneus diferente da maioria dos pilotos, bem como um timing diferente nas idas às boxes. Depois de uma má sessão de qualificação, esta estratégia fez com que o finlandês levasse o seu Ferrari da 14.ª posição, até ao sexto lugar. 

Em Hungaroring, perto de Budapeste, a luta pelo título estava ao rubro. No centro da Europa, o Grande Prémio da Hungria prometia ser intenso, com os dois primeiros do campeonato separados por apenas um ponto.

Nico Rosberg saiu da pole position, mas perdeu a liderança logo na primeira curva. Descontando a mudança de líder, foi um início de corrida calmo, sem grande emoção, assim com a restante prova.

Depois de uma sessão de qualificação caótica, a meteorologia deu tréguas aos pilotos e a corrida começou com bom tempo e pista seca. Os pilotos da frente optaram pelos pneus super-macios para iniciar a corrida, enquanto, mais atrás, Kimi Raikkonen foi um dos que optou por montar pneus macios, uma opção que se revelou muito importante.

Jenson Button e Max Verstappen tiveram um início de corrida complicado. Depois de, na volta oito, problemas mecânicos o terem levado às boxes, o inglês teve de voltar à via das boxes, para cumprir um drive through, por comunicações via rádio não autorizadas. O inglês mostrou o seu desagrado: “Que corrida dos diabos”. Também o jovem holandês Verstappen não estava satisfeito com as dificuldades que tinha em controlar o seu Red Bull. “Estou a conduzir como uma avó”, desabafou o filho de Jos Verstappen, antigo piloto de Fórmula 1.

Na frente da corrida, Hamilton fez sucessivas voltas mais rápidas, enquanto Raikkonen começou a sua escalada. À décima volta, “Kimi” já tinha ganho três posições. E não ficaria por aí. "Raikkonen para Presidente", lia-se numa tarja, nas bancadas. Passe o exagero, o reconhecimento mostrar-se-ia justo.

Com as primeiras idas às boxes, Sebastian Vettel ganhou uma posição a Verstappen. Continuaram as dificuldades para o holandês, que, quando voltou à pista, ficou “bloqueado” atrás do Ferrari de Raikkonen, que ainda não tinha ido às boxes. Com esta luta, Vettel agradeceu ao companheiro, que fez de “tampão” a Verstappen, e afastou-se. Raikkonen ficou muito tempo em pista com o primeiro jogo de pneus, mas parou, finalmente, na volta 30, para montar os pneus super-macios. Foi demasiado cedo para permitir ao finlandês fazer apenas uma paragem. Raikkonen saiu do pit lane em sétimo, atrás de Alonso, mas por pouco tempo. Na volta seguinte, o finlandês, com pneus frescos, ultrapassou o espanhol com alguma facilidade.

A partir da volta 20, Hamilton era o mais lento do trio da frente. Mais lento do que Rosberg, que, por sua vez, estava mais lento do que Ricciardo. Com esta diferença de ritmo, e ao contrário do que seria expectável, a segunda paragem dos Mercedes poderia não ser para o líder da corrida, mas sim para Rosberg. A Mercedes receou que Ricciardo estivesse demasiado forte e pudesse ameaçar o segundo lugar do alemão. A equipa chegou a pedir a Hamilton que aumentasse o ritmo, ou Rosberg teria a preferência na paragem. Hamilton defendeu-se: “Estou a conduzir no melhor das minhas possibilidades.” O The Guardian chegou a especular a hipótese de Hamilton estar a conduzir propositadamente devagar, de forma a "tramar" Rosberg, o seu rival no campeonato, tornando-o mais vulnerável a Ricciardo.

Mas o cenário não se confirmou. Hamilton aumentou o ritmo e Ricciardo parou na volta 34, enquanto os Mercedes ficaram em pista ate à volta 42. Depois de entrar nas boxes o novo líder do campeonato, entrou Rosberg, na volta seguinte, e o receio da Mercedes não se confirmou. O alemão entrou com alguma vantagem sobre o australiano da Red-Bull, que teve de dobrar Jenson Button, o que o fez perder algum tempo e, quem sabe, a hipótese de superar Rosberg.

Kimi Raikkonen parou na volta 51, confirmando a impossibilidade de ir até ao fim sem parar mais, mas perdeu apenas o quinto lugar para Verstappen. Grande corrida do finlandês, que saiu das boxes em sexto, depois da sua última paragem. Com pneus frescos, Raikkonen pressionou o holandês, mas, na volta 57, quando parecia que o finlandês tinha tudo para ultrapassar Verstappen, houve um toque, com pedaços da asa dianteira do Ferrari a saltarem. No final da prova, o finlandês mostrou o seu desagrado com a forma como Verstappen se defendeu: "Já vi pilotos penalizados por muito menos, mas a decisão não é minha". Com a resistência de Verstappen, exultavam os fãs holandeses - em grande número em Hungaroring -, confirmando a grande popularidade do jovem holandês de 18 anos. Raikkonen viria a encetar mais duas tentativas, mas sem sucesso.

Hamilton cruzou a linha de meta no primeiro lugar, seguido de Rosberg, Ricciardo, Vettel e Verstappen, enquanto Raikkonen terminou num improvável sexto lugar, depois de ter saído da 14.ª posição.

"A pista é óptima, a cidade é óptima e obrigado aos fãs", agradeceu Hamilton, no fim da prova, antes de falar do momento decisivo da corrida em Budapeste: "A partida foi tudo nesta corrida. Eu fui pressionado na primeira curva, mas a equipa fez um trabalho fantástico com a estratégia".

A próxima corrida será o GP da Alemanha, a 31 de Julho, prova em que o alemão Rosberg, a correr em casa, procurará regressar ao comando do mundial de pilotos.

Sugerir correcção
Comentar