Há que hidratar

Será um mito dizer que a água emagrece. O seu consumo é essencial para um estilo de vida saudável, para além de ser imprescindível para um óptimo funcionamento do nosso organismo.

Foto

Quando se fala na sua relação com o excesso de peso, a questão tem essencialmente a ver com a problemática da retenção de líquidos. Esta alteração pode provocar um aumento de peso e de volume corporal, acompanhado por uma sensação de inchaço. Pode-se então dever ao défice ou ao excesso de ingestão de água, ou mesmo a factores hormonais ou medicamentosos. Portanto, em termos práticos, e não sendo possível calcular a quantidade ideal de ingestão de água para cada indivíduo, é aconselhado o consumo de cerca de 1,5L a 2L de água por dia. No entanto, estas necessidades variam com a idade, a temperatura e humidade ambiente, o esforço físico… Porém, as necessidades estão directamente relacionadas com as perdas. Estas acontecem principalmente pela via urinária, mas também pelas fezes, pela respiração e pela pele.

No caso mais específico dos desportistas, não se deve esquecer que as perdas (pela transpiração) são acompanhadas por perdas de grandes quantidades de minerais, que também é necessário repor. Então, estes devem dar preferência ao consumo de águas bastante mineralizadas. Existem no mercado líquidos específicos para hidratação para actividades de mais desgaste.

No Verão, é de lembrar e dar uma especial atenção à quantidade referida, uma vez que aumentamos o esforço físico com actividades ao ar livre, que com o aumento da temperatura ambiente, faz com que as perdas (pela transpiração) sejam maiores, sendo portanto, necessário compensá-las.

A água é das maiores e mais completas fontes de minerais que podemos encontrar na natureza. A sua composição varia com a zona geográfica de onde tem origem, bem como dos tratamentos a que foi sujeita. A água da torneira tem a vantagem de ser a mais económica e variada em termos de nutrientes, uma vez que a sua composição não é constante. Para quem consome água engarrafada é aconselhado variar nas marcas disponíveis no mercado para conseguir um equilíbrio mineral.

Um efeito interessante é a sua acção ao nível da manutenção de uma pele saudável. A ingestão da quantidade certa de água mantém a sua hidratação. Sendo que assim, é possível ter a pele mais macia, ganhando também com isso mais elasticidade, retardando o seu envelhecimento. 
É portanto considerada uma fonte de bem-estar!

paulacfmartins@gmail.com
www.nutrisaberpaulamartins.blogspot.com

Paula Martins – Nutricionista e Nutricoach, autora do site NutriSABER, com Programas de nutricoaching, educação alimentar, perda de peso, mudanças de estilo de vida, melhoria da auto-estima e também a trabalhar com Eneagrama na Nutrição.

conteúdos produzidos por Pressinform

Sugerir correcção
Comentar