Josep Guardiola está empenhado em aprender alemão antes de chegar ao Bayern Munique. Com a complicada missão de dar seguimento à mais bem sucedida temporada da equipa germânica, o treinador espanhol não descura nenhum pormenor e estuda quatro horas por dia a língua de Goethe.
A par do estudo dos esquemas tácticos e do visionamento dos vídeos dos jogos do Bayern Munique, Guardiola quer iniciar a nova temporada na Alemanha a falar o melhor possível a língua local. O objectivo passará por agradar aos adeptos, que vão demorar a esquecer a época de sonho protagonizada pelo seu antecessor, Jupp Heynckes, mas também comunicar o melhor possível com algumas das grandes vedetas da equipa.
Por tudo isto, segundo o jornal El Mundo, a língua alemã é a mais recente obsessão do técnico, de 42 anos, que levou o Barcelona ao Olimpo do futebol mundial. Joan Laporta, ex-presidente do clube catalão, que deu início à carreira de treinador de Guardiola, testemunhou os seus esforços nos EUA, onde o visitou recentemente.
"A vontade de aprender de 'Pep' sempre me impressionaram", comentou o dirigente, citado pelo diário espanhol: "Vi-o estudar o máximo. Tinha na mesa cheia de livros em alemão. Fiquei fascinado, porque é um idioma muito complicado que adoraria falar."
Para ajudar Guardiola nesta demanda, não falta uma professora particular de alemão, que o tem acompanhado para todo o lado em Nova Iorque.
Também o irmão de Pep, Pere Guardiola, tem acompanhado os esforços do treinador e relatou-os ao jornal alemão Der Spiegel: "Pep está a fazé-lo como sempre, de um modo obsessivo, estudando quatro horas por dia como um louco (...) É absurdo. Encontro-me com o meu irmão para comer e o tipo não deixa de falar em alemão com o seu professor."
Face à determinação de Pep, o seru irmão não tem dúvidas que o técnico irá falar em alemão na sua conferência de imprensa de apresentação em Munique, que está prevista para o próximo dia 24 de Junho, dois dias antes do início oficial dos treinos da equipa.

Comentar