Guarda Costeira dos EUA suspende buscas por velejador chinês Guo Chuan

Fotogaleria
AFP/JEAN-SEBASTIEN EVRARD
Fotogaleria
AFP/PETTY OFFICER 2ND CLASS MELISSA

A Guarda Costeira dos Estados Unidos suspendeu nesta quinta-feira as buscas para encontrar o velejador chinês Guo Chuan, que atravessava, desde 18 de Outubro, o oceano Pacífico em solitário e foi dado como desaparecido na quarta-feira na costa do Havai.

Segundo os responsáveis norte-americanos, a equipa de resgate encontrou a embarcação do velejador chinês vazia e com o colete salva-vidas de Guo Chan.

Segundo o capitão da Guarda Costeira Robert Hendrickson, Guo Chan "era um velejador profissional com uma profunda paixão pelo mar". "As nossas profundas condolências para a sua família e amigos, como para a sua equipa e para a toda a comunidade velejadora", escreveu Henrickson em comunicado.

Guo Chuan, de 51 anos, tentava completar a travessia em solitário de San Francisco, Estado Unidos, para Xangai, China, em 20 dias.

Na quarta-feira, a agência chinesa Xinhua tinha noticiado que Guo Chuan tinha sido dado como desaparecido, revelando que a sua equipa de apoio não sabia do seu paradeiro desde terça-feira.

"Todas as tentativas de contacto com o barco fracassaram. Foi enviado um avião de resgate [de Honolulu, capital do Havai] que avistou o trimaran de Guo, mas não viu o velejador", escreveu a agência na sua página oficial na rede social de Sina Weibo.

Sugerir correcção
Comentar