“Grandes” arrumam a casa sem abusar do livro de cheques

Mais do que anunciar caras novas, Benfica, FC Porto e Sporting deram prioridade à colocação dos excedentários. Corona foi confirmado como reforço dos “dragões” por cinco anos, e a nível internacional o Manchester United foi o grande animador

Foto
Corona, à direita, ao serviço da selecção mexicana Brad Penner-USA TODAY Sports (Reuters)

O dia 31 de Agosto não marcou (ainda) o fim de todas as loucuras no mercado de transferências do futebol europeu porque as inscrições só encerram esta terça-feira à tarde em Inglaterra, mas os clubes da Premier League podem continuar a ostentar a medalha de serem aqueles que mais gastam: a barreira dos 1100 milhões de euros em contratações neste Verão foi ultrapassada, e adivinha-se que o número continue a crescer, quando for confirmada a transferência de Martial do Mónaco para o Manchester United. Em Portugal a confirmação da chegada de Jesús Corona ao FC Porto foi a nota de destaque do dia, com os ditos “grandes” a darem prioridade à colocação de jogadores excedentários. A melhor notícia para o futebol português foi mesmo o saldo largamente positivo entre compras e vendas.

O FC Porto já tinha feito história ao bater a marca dos 100 milhões de euros em vendas, um valor para o qual contribuíram principalmente as saídas de Alex Sandro, Danilo, Jackson Martínez. Os “dragões” foram responsáveis por mais de metade das receitas do futebol português em transferências de jogadores neste Verão, segundo os dados do portal especializado Transfermarkt. As derradeiras horas do período de inscrições foram aproveitadas pelo FC Porto para fazer os últimos retoques necessários. Chegaram os mexicanos Jesús Corona (ex-Twente, custou 10,5 milhões de euros e assinou contrato válido por cinco anos e ficou protegido por uma cláusula de rescisão no valor de 50 milhões) e Miguel Layún (por empréstimo do Watford). Em sentido contrário, vários futebolistas abandonaram o Dragão: Quintero (o Rennes fica com opção de compra por 20 milhões, segundo o comunicado enviado pelos “dragões” à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), Rolando (Marselha), Adrián López (Villarreal), Hernâni (Olympiacos) e Ricardo Pereira (Nice).

Viveu-se um cenário idêntico em Lisboa, com o Sporting a resolver os casos de Diego Rubio e Ramy Rabia: o avançado chileno transferiu-se para o Valladolid a título definitivo, e o defesa egípcio foi vendido ao Al-Ahly por 750 mil euros, com os “leões” a manterem 15% do passe. O português Wilson Eduardo rumou ao Sporting de Braga, mas 45% do seu passe continua a pertencer ao Sporting. Ali ao lado, chegaram à Luz dois jovens – o central sérvio Emir Azemovic e o avançado costa-riquenho Marvin Loría. Candeias foi emprestado ao Metz e, até às 22h30, não havia desenvolvimentos em relação ao futuro de Gaitán.

De Gea e Navas protagonistas
Era grande a expectativa quanto ao desenlace no longo braço de ferro entre Real Madrid e Manchester United por causa de David De Gea. A imprensa internacional indicava que o acordo entre as partes era total e até detalhava a fórmula do negócio: o espanhol iria mesmo abandonar Old Trafford e vestir a camisola dos merengues, com o Real Madrid a pagar 30 milhões de euros e a ceder o costa-riquenho Keylor Navas. Só que não foi assim que sucedeu. As informações do diário espanhol El País apontam para o falhanço no prazo de entrega da documentação. As inscrições em Espanha terminaram à meia-noite e os documentos necessários não foram entregues na Liga espanhola, o que deitou o negócio por terra.

Louis van Gaal, o treinador do Manchester United, abriu mão de Javier “Chicharito” Hernández – que assinou um contrato válido por três temporadas com o Bayer Leverkusen – e Adnan Januzaj – que rumou ao Borussia Dortmund, por empréstimo. O emblema da Renânia do Norte-Vestfália transferiu Grosskreutz para o Galatasaray e Blaszczykowski para a Fiorentina, orientada por Paulo Sousa.

A grande animação do dia no mercado de transferências esteve em Inglaterra, onde até às 18h desta terça-feira ainda é possível fazer a inscrição de futebolistas. A notícia das negociações entre Martial e o Manchester United foi dada pela própria Federação francesa, ao anunciar uma autorização especial para o jogador do Mónaco abandonar os trabalhos da selecção e negociar o seu contrato com os red devils. Em cima da mesa, de acordo com o diário francês L’Équipe, haveria algo como 80 milhões de euros, o que faria de Martial o quinto futebolista mais caro de sempre, a par de James Rodríguez, mas a imprensa inglesa cifrava o negócio em 36 milhões de libras (49,2 milhões de euros).

Na Alemanha, o Wolfsburgo fez render os 75 milhões que recebeu com a transferência de Kevin de Bruyne para o Manchester City: contratou o defesa brasileiro Dante (ex-Bayern Munique), o internacional alemão Julian Draxler (ex-Schalke 04) e ainda o belga Ismail Azzaoui (ex-Tottenham).

Em Itália, a transferência de Ljajic da Roma para o Inter de Milão foi o principal destaque, num dia em que a campeã Juventus também esteve activa: contratou Hernanes ao Inter por 11 milhões e Lemina ao Marselha por valor idêntico. Em sentido contrário, os bianconeri emprestaram o polivalente chileno Mauricio Isla e o defesa italiano Paolo De Ceglie ao emblema francês.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários