Golo tardio alimenta sonho da Juventus

Basileia impõe derrota contundente ao Valência e está perto de repetir o feito da época passada.

Foto
Jeff Pachoud/AFP

Foi um braço-de-ferro equilibrado, o que protagonizaram Olympique de Lyon e Juventus, em França, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Mas os italianos acabaram por fazer jus ao favoritismo já perto do apito final, quando o defesa Leonardo Bonucci transformou em golo um dos seis remates efectuados pelos visitantes à baliza durante o jogo.

Tudo ficou decidido aos 85', quando a defesa francesa (muito remendada à conta de lesões) não foi capaz de aliviar um cruzamento que partiu da esquerda e a bola aterrou nos pés do internacional italiano, que se limitou a encostar para o golo decisivo. Foi um rude golpe para as aspirações do Lyon, uma equipa trabalhadora e, durante a maior parte do jogo, competente no processo defensivo.

No primeiro tempo, o Stade de Gerland tinha assistido a duas boas ocasiões para o Lyon facturar, mas a classe de Buffon, primeiro, e a má pontaria de Jimmy Briand, depois, acabariam por ter um preço. A Juventus voltou do intervalo a pressionar mais e a empurrar o adversário para o seu meio-campo e o resto é história. Um golo de vantagem fora de casa e o apuramento para as meias-finais para confirmar dentro de uma semana, em Turim.

Bem encaminhada está também a tarefa do Basileia, depois de um triunfo expressivo sobre o Valência, na Suíça (3-0). Num jogo disputado com as bancadas do St. Jakob-Park vazias (decorreu à porta fechada, por castigo imposto pela UEFA), a equipa da casa resolveu a partida a partir dos 30 minutos.

Aos 34', Matías Delgado colocou os campeões suíços na frente do marcador, com um bom remate cruzado de pé direito. Quatro minutos volvidos, o playmaker argentino voltou à carga: Stocker assistiu, Delgado (um jogador que cumpre uma segunda vida no Basileia) bisou.

O Valência, com João Pereira a titular, regressou das cabines mais afoito e Eduardo Vargas pôs os reflexos de Sommer à prova. Mas seria o Basileia, já numa fase em que jogava com o cronómetro, a ampliar a vantagem: aos 90+1', Stocker acelerou para o 3-0, que deixa os suíços muito perto de imitarem o feito da época passada e atingirem as meias-finais da Liga Europa.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar