Golo sportinguista e derrotas da Argentina e Brasil no arranque do Mundial 2018

Teo Gutierrez marcou no triunfo da Colômbia sobre o Peru.

Fotogaleria
Sem Messi, a Argentina perdeu com o Equador Enrique Marcarian/Reuters
Fotogaleria
O Chile continua em grande forma e derrotou o Brasil Rodrigo Garrido/Reuters
Fotogaleria
Teo Gutierrez, jogador do Sporting, festeja o golo frente ao Peru John Vizcaino/Reuters

O arranque da zona sul-americana de qualificação para o Mundial 2018 teve duas grandes surpresas: a Argentina, sem Lionel Messi, perdeu frente ao Equador, enquanto o Brasil perdeu frente ao Chile. Destaque ainda para o golo do sportinguista Teo Gutierrez na vitória da Colômbia sobre o Peru.

O Equador foi à Argentina vencer por 2-0. Sem o seu o ‘10’, a formação albiceleste foi incapaz de marcar e caiu nos 10 minutos finais, com dois golos de ‘rajada’, apontados por Fricson Erazo, aos 81 minutos, de cabeça, após um canto, e pelo ex-‘leão’ Felipe Caicedo, aos 82, na sequência de uma ‘correria’ de Jose Antonio Valência.

A Argentina, vice-campeã mundial e sul-americana em título, não falha uma fase final do Mundial desde 1970, enquanto o Equador procura a quarta presença nas últimas cinco edições – só falhou em 2010.

Na formação da casa, o benfiquista Nicólas Gaitán não saiu do banco dos suplentes, enquanto Sergio ‘Kun’ Aguero se clesionou e foi substituído, aos 24 minutos, sendo baixa quase certa para terça-feira, no Paraguai.

Antes, o Chile, vencedor da última edição da Copa América, iniciou da melhor forma a fase de qualificação, ao bater em casa o Brasil por 2-0.

Eduardo Vargas, aos 72 minutos, e Alexis Sánchez, aos 90, apontaram os golos dos chilenos, que continuam em festa, depois se terem sagrado campeões da América do Sul, a 7 de Julho, também em Santiago, numa final com a Argentina.

A formação liderada pelo argentino Jorge Sampaoli procura a nona presença, e terceira consecutiva, na fase final de um Mundial, enquanto o Brasil, que jogou desfalcado do castigado Neymar, é o único país totalista em campeonatos do Mundo.

Os anfitriões, que não venciam o Brasil há 15 anos, marcaram dois golos e ainda enviaram duas bolas ao ‘ferro’, por Alexis Sánchez (43 minutos) e Mauricio Isla (55), sendo que também Mark González esteve muito perto de marcar (67).

Nos outros encontros da primeira jornada, destaque ainda para os triunfos fora do Uruguai, na Bolívia, por 2-0, e do Paraguai, na Venezuela, por 1-0.

Os defesas Martín Cáceres, aos 10 minutos, e Diego Godin, aos 69, selaram o triunfo dos uruguaios, enquanto o ex-benfiquista Derlis González marcou o golo dos paraguaios, aos 85, após ‘brinde’ da defesa venezuelana.

Por seu lado, a Colômbia recebeu e bateu o Peru por 2-0, graças a remates certeiros do sportinguista Teo Gutiérrez, aos 36 minutos, e de Edwin Cardona, aos 90+4.

O ‘leão’ Teo Gutiérrez foi substituído aos 75 minutos, pelo ex-portista Falcao, e depois de ver um cartão amarelo, aos 43, por falta sobre o seu colega de equipa André Carrillo, que foi titular no Peru, saindo aos 81.

Os primeiros quatro classificados da zona sul-americana qualificam-se para o Mundial de 2018, que se realiza na Rússia (14 de Junho a 15 de Julho), enquanto o quinto disputa um ‘play-off’ intercontinental.

Sugerir correcção
Comentar