Golo nos descontos dá triunfo justo ao Rio Ave

Os vila-condenses regressam às vitórias quase um mês após a última registada na I Liga.

Foto
O Rio Ave fez a festa mesmo no fim do jogo com o Estoril Miguel Riopa/AFP

Um golo de Hassan, aos 90'+2', deu neste domingo ao Rio Ave uma importante vitória (2-1) sobre o Estoril, na 19.ª jornada da I Liga, permitindo-lhe ultrapassar os "canarinhos" na tabela.

O nono golo do avançado egípcio no campeonato, quase na última jogada da partida e pleno de oportunidade, após cruzamento de Lionn, confere justiça ao resultado, apesar da boa réplica do Estoril, já que o Rio Ave foi a equipa que mais procurou a vitória e mais oportunidades dispôs para marcar.

Num jogo marcado pelas expulsões dos defesas-centrais Yohan Tavares, do Estoril (aos 28 minutos), e Prince, do Rio Ave (41), Del Valle inaugurou o marcador aos 30 minutos, na conversão do primeiro penálti favorável ao Rio Ave no campeonato.

Sebá empatou aos 76 minutos, após uma boa jogada de Tozé, mas, ao "cair do pano", Hassan desfez a igualdade.

A vitória peca até por escassa, já que Tiago Pinto, por duas vezes, esteve muito perto do golo, mas em ambas as ocasiões a bola foi ao poste.

Foi o regresso do Rio Ave aos triunfos depois de uma pesada derrota em Setúbal (4-1) na última jornada e quase um mês depois da última vitória para o campeonato (em Paços de Ferreira, a 3 de Janeiro), o que lhe permite ultrapassar na tabela classificativa o Estoril, que viu interrompida uma série de três jogos sem perder (duas vitórias e um empate) na I Liga.

A primeira parte foi equilibrada, tendo a primeira grande ocasião de golo pertencido ao Rio Ave, mas Del Valle, após passe de Hassan, rematou para fora (15 minutos).

Logo a seguir, foi o Estoril a estar perto de marcar depois de um cruzamento de Tozé, que desviou em Prince e quase traiu o guarda-redes Ederson (16).

À passagem da meia hora surgiu um dos lances que marcou o jogo: Kieszek rematou mal a bola e "assistiu" Del Valle, que ainda rematou, mas já tinha sido derrubado por Yohan Tavares, falta que o árbitro, Bruno Esteves, assinalou, expulsando o central.

O mesmo Del Valle converteu o penálti, mas a vantagem numérica da equipa de Vila do Conde durou apenas 13 minutos, porque Bruno Esteves mostrou cartão vermelho directo a Prince depois deste ter derrubado Sebá (decisão discutível, porque o avançado do Estoril não seguia isolado para a baliza).

Com 10 unidades para cada lado o espaço aumentou e, aos 49 minutos, Tiago Pinto quase dilatou o marcador após uma grande jogada individual (49').

O defesa-esquerdo do Rio Ave voltou a estar a centímetros do golo, após excelente iniciativa de Hassan, mas enviou novamente a bola ao poste.

Desperdiçou o Rio Ave, aproveitou o Estoril: grande jogada de Tozé pela esquerda com Sebá a ter só que empurrar para a baliza (76').

Quando tudo apontava para o empate, Hassan aproveitou um centro de Lionn e desviou para o fundo das redes, oferecendo três preciosos pontos ao Rio Ave.

Sugerir correcção
Comentar