Golo de Kaká dá vitória histórica ao Tondela

Os tondelenses alcançaram o primeiro triunfo na I Liga, à custa do Nacional (1-0).

Foto
DR

Um golo de Kaká deu os primeiros pontos e a primeira vitória de sempre ao Tondela na I Liga portuguesa, à custa do Nacional, que saiu derrotado do Estádio João Cardoso por 1-0.

Apesar dos 35 graus que se faziam sentir, a partida a 3.ª jornada entre o Tondela e o Nacional começou morna, com a equipa da casa a entrar pouco decidida a pontuar no primeiro jogo disputado no seu estádio.

Ao dobrar do primeiro quarto de hora, Murillo disse pela primeira vez presente, rematando ao lado da baliza da equipa madeirense, num lance que nem chegou para assustar o guardião Gottardi. Três minutos depois, o venezuelano foi travado em falta, arrancando um livre que voltou a não incomodar o guarda-redes dos madeirenses.

O argentino Piojo, que regressou após uma lesão, foi o elemento da casa que mostrou maior vontade de inaugurar o marcador, mas não foi além de um remate inofensivo, aos 21 minutos.

A jogada de maior perigo foi protagonizada pelo Nacional, aos 25 minutos, com Soares a falhar por pouco a emenda a um cruzamento que passou muito perto da baliza de Matt Jones, pouco antes de o Tondela ficar a reclamar grande penalidade na área contrária, por alegada mão de um defesa.

A 10 minutos do final da primeira parte, o Nacional voltou a estar muito perto do golo, através de Bonilha, que respondeu a um cruzamento de Soares.

Aos 42 minutos, o Tondela voltou a reclamar grande penalidade, num lance em que Piojo acabou estendido, mas o árbitro mandou seguir a partida, que chegou ao intervalo com tudo a zero.

Na segunda parte, a primeira jogada de perigo conduzida pelo Tondela deu golo. Depois de um primeiro remate de Luís Alberto, Kaká insistiu e, na recarga, inaugurou o marcador de cabeça.

O golo da equipa "auriverde" aqueceu a partida, com o Tondela a querer aumentar a vantagem, mas a encontrar um Nacional decidido a não facilitar e a mostrar que viajou ao continente para pontuar.

O Tondela passou a comandar o jogo, mas nos últimos dez minutos foi importunado por duas vezes por Gustavo, que entrou aos 75 minutos com vontade de empatar a partida.

Aos 87 minutos, o Tondela esteve muito perto de ampliar o marcador, com Murillo a construir uma jogada em que levou a melhor sobre um defesa e serviu Nuno Santos, que rematou muito perto da baliza de Gottardi.

O resultado acabou por manter-se até ao apito final do árbitro, com o Tondela a conseguir os primeiros três pontos, no primeiro jogo que faz no seu estádio, que está a ser alvo de obras de requalificação e ampliação.

Sugerir correcção
Comentar