Lima ajudou o Benfica a eliminar o detentor da Taça

O avançado brasileiro contribuiu com dois golos e uma assistência para a goleada dos “encarnados” em Coimbra. O jogo ficou sentenciado na primeira meia-hora. Segue-se o Paços de Ferreira nas meias-finais.

Foto
Rui Farinha

A Taça de Portugal vai mudar de mãos. Com uma expressiva vitória (0-4) em Coimbra, que já estava muito bem encaminhada antes de estarem decorridos dez minutos, o Benfica acabou rapidamente com as esperanças da Académica de renovar o título obtido na temporada anterior. O clube de Lisboa qualificou-se sem problemas para as meias-finais, fase em que vai defrontar o Paços de Ferreira, a duas mãos. Lima, como tem acontecido esta época contra os “estudantes”, foi a grande figura dos “encarnados”, pois fez a assistência para Ola John inaugurar o marcador e marcou ele próprio os dois golos seguintes. Tudo antes de se cumprir a primeira meia hora de jogo no Estádio Cidade de Coimbra. Salvio fixou o resultado na segunda parte.

Em relação ao “onze” que no domingo tinha empatado com o FC Porto na Luz, Jorge Jesus fez três alterações: Garay, Maxi Pereira e Gaitán saíram para dar a vaga a Luisão, André Almeida e Ola John. Artur, aplaudido pelos adeptos benfiquistas no aquecimento, que lhe perdoaram o erro contra os portistas, manteve-se na baliza, destacando-se num remate de João Real na segunda metade. Mas o guarda-redes que teve de estar mais atento ao jogo foi Peiser.

O francês passou uma boa parte do primeiro tempo a ver a bola passar por si. Cardozo, com um minuto de jogo, rematou e só um corte perto da linha de baliza de João Dias — com a bola ainda a bater no ferro — evitou o golo visitante. Mas apenas por quatro minutos. Depois de um cruzamento da direita, Lima passou para John e este, à entrada da área, fez o 0-1, marcando pela segunda vez com a camisola do Benfica. O holandês também fez uma exibição muito positiva. No lance de perigo seguinte, aos 9’, as “águias” voltaram a facturar. O golo de Lima, na sequência de um canto e após assistência de Matic, deixou o jogo praticamente sentenciado.

O Benfica estava muito bem e a Académica muito mal, com o meio-campo incapaz de estender o jogo e de impedir a progressão do adversário, e com a defesa a não conseguir acertar nas marcações. E com o encontro nestes termos, Lima voltou a mostrar que a Académica é o seu adversário preferido desde que se mudou de Braga para Lisboa. Aos 27’, lançado por um toque de cabeça de Enzo Pérez, fez um bonito chapéu a Peiser, o seu 15.º golo esta temporada — e o 5.º contra a Académica. O primeiro remate de perigo da equipa da casa só surgiu no minuto seguinte, através de Marinho.

Cardozo falhou depois o quarto golo, mas o Benfica, que procura a primeira final da Taça de Portugal desde 2005, tinha o apuramento garantido antes do intervalo. Na segunda parte, os locais revelaram mais intenção e qualidade, mas as “águias”, que não perdem qualquer jogo no terreno da Académica desde 1973, controlaram os acontecimentos. Lima tentou o hat-trick num livre, mas foi Salvio o autor do quarto golo, numa jogada individual, antes de Kardec e Nico Gaitán desperdiçarem o 5-0.

Depois de eliminar Freamunde, Moreirense, Desp. Aves e Académica, o Benfica irá agora discutir uma vaga na final com o Paços de Ferreira. O trajecto da Académica terminou mais cedo do que na época passada.

Sugerir correcção
Comentar