Goleada ao Qatar qualifica Portugal para os oitavos-de-final do Mundial sub-20

Selecção conquista segunda vitória na Nova Zelândia.

Foto
André Silva marcou o primeiro golo de Portugal Michael Bradley/AFP

Portugal conquistou nesta quarta-feira tranquilamente um lugar nos oitavos-de-final do Mundial de futebol de sub-20, ao golear o Qatar por 4-0, na segunda jornada do Grupo C, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Ivo Rodrigues, uma das novidades no ‘onze’ em relação ao 3-0 ao Senegal, marcou dois golos e fez uma assistência, cotando-se como a grande figura da selecção lusa, que, sábado, na última ronda, vai discutir ‘apenas’ a vitória no agrupamento, com a Colômbia.

O ‘17’ português marcou os 42 e 66 minutos, o primeiro de pontapé de bicicleta e o segundo de cabeça, depois de André Silva inaugurar o marcador, aos 34, e antes do suplente João Vigário fechar a contagem, aos 74.

Num jogo disputado debaixo de chuva, os números da vitória do conjunto de Hélio Sousa ainda podiam ter sido mais dilatados, perante um ‘frágil’ Qatar que teve algumas oportunidades para conseguir o golo de ‘honra’.

Em relação à estreia, Hélio Sousa procedeu a duas alterações, trocando Raphael Guzzo e Gonçalo Guedes por Francisco Ramos e Ivo Rodrigues, enquanto o Qatar manteve o ‘onze’ que perdeu com a Colômbia (0-1).

Os primeiros 10 minutos foram equilibrados, com um canto para cada lado e o Qatar a fazer o primeiro remate, aos nove, por Alsadi, mas, a partir dai, a selecção lusa assumiu o comando e instalou-se no meio contrário.

Perante um adversário a defender com todos, Portugal teve, porém, dificuldades para criar ocasiões na primeira meia hora, destacando-se apenas um remate fraco de Francisco Ramos e uma falha dos asiáticos que André Silva não aproveitou.

Os sub-20 lusos souberam ser pacientes, esperar pela oportunidade e, aos 34 minutos, adiantaram-se no marcador, com Gelson Martins a centrar da direita e André Silva a surgiu oportuno à ‘boca’ da baliza a desviar de pé esquerdo.

O avançado portista quase ‘bisou’ aos 38 minutos, mas o segundo português chegou pouco depois, aos 42, numa vistosa ‘bicicleta’ de Ivo Rodrigues, assistido por Francisco Rodrigues, na sequência de uma jogada de insistência lusa.

A segunda parte começou mais aberta, com o Qatar a tentar reduzir e a ficar perto, por Ali (48 minutos) e Alsadi (63), mas Portugal sempre a responder, com André Silva a ameaçar várias vezes o ‘bis’ (49, 52, 55 e 59).

O ponta-de-lança luso acabou por não o conseguir, ao contrário de Ivo Rodrigues, que apontou mesmo o terceiro golo luso, aos 66 minutos, de cabeça, depois de um centro da esquerda de Nuno Santos, poucos segundos depois de entrar.

O triunfo e o apuramento estavam, em definitivo, garantidos, mas Portugal ainda chegou à goleada, aos 74 minutos, com Ivo Rodrigues a servir João Vigário, que rematou certeiro, cinco minutos após substituir André Silva.

Até ao final, destaque apenas para mais um cabeceamento de Ivo Rodrigues, que, em dificuldades físicas, ficou perto do ‘hat-trick’, aos 85 minutos.

Ficha de jogo
Estádio Waikato, em Hamilton, Nova Zelândia.
Assistência: Cerca de 500 espectadores.

Qatar, 0
Portugal 4

Qatar Yousof Hassan, Jasem Mohamed, Salem Al Hajri (Tameem Almuhaza, 83), Serigne Abdou, Fahad Shanin, Assim Madibo, Ahmad Moein, Ahmed Alsadi, Akram Afif (Sultan Alkuwari, 77), Almoez Ali e Jassim Al Jalabi (Abdullah Abdulsalam, 61). Seleccionador: Felix Sanchez (espanhol).

Portugal André Moreira, Mauro Riquicho, João Nunes, Domingos Duarte, Rafa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos (Bikel, 62), Rony Lopes, Gelson Martins (Nuno Santos, 66), Ivo Rodrigues e André Silva (João Vigário, 69). Seleccionador: Hélio Sousa.

Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai).
Amarelos para Assim Madibo (36) e Francisco Ramos (60).

Golos
0-1, André Silva, 34 minutos.
0-2, Ivo Rodrigues, 42’
0-3, Ivo Rodrigues, 66’
0-4, João Vigário, 74’


Sugerir correcção
Comentar