Gil Vicente derrota Académica em Coimbra

Os gilistas conquistaram um triunfo importante para a manutenção. Já os "estudantes" continuam sem poder descansar.

Foto
José Viterbo, treinador da Académica, viu a sua equipa perder em Coimbra Hugo Correia/Reuters

O Gil Vicente venceu neste sábado em casa da Académica por 2-1, em jogo da 30.ª jornada da I Liga, mantendo assim vivas as esperanças de manutenção no principal escalão português.

Os "estudantes" sofreram a terceira derrota consecutiva, depois de Benfica (5-1) e FC Porto (1-0), e também a terceira em casa do campeonato, em que só tinha perdido com os dois primeiros classificados da competição.

Em caso de vitória, a Académica atingia os 30 pontos e praticamente alcançava a manutenção no escalão maior do futebol português, enquanto o Gil Vicente, penúltimo classificado do campeonato, mantém acesa a luta pela permanência, agora com 23 pontos, menos dois do que o Vitória de Setúbal, primeira equipa acima da linha de despromoção.

Apesar da chuva, que chegou a encharcar o relvado, as duas equipas proporcionaram uma primeira parte agradável, com a equipa de Barcelos a entrar melhor na partida, com duas boas ocasiões aos seis e oito minutos, mas foi a "Briosa" a abrir o marcador, aos 25 minutos, por Rui Pedro, na cobrança de uma grande penalidade, a castigar derrube de Berger ao avançado Rafael Lopes.

O Gil Vicente reagiu e empatou aos 38 minutos, por Ruben Ribeiro, também na conversão de um penálti, depois de o guarda-redes Cristiano ter derrubado Semedo, que seguia isolado para a baliza.

Na segunda parte, os "estudantes" continuaram a ter mais posse de bola, mas com menos discernimento e praticamente sem criar situações de golo.

O Gil Vicente apontou o golo da vitória aos 67 minutos, novamente de grande penalidade, por Cadú, a castigar falta de Oualembo sobre Avto.

O técnico dos "estudantes" ainda lançou três avançados - Magique, Diallo e Cissé -, mas a equipa logo a seguir perdeu Ivanildo, expulso aos 80 minutos, por acumulação de amarelos, o segundo por simular uma grande penalidade.

Sugerir correcção
Comentar