Gibraltar aprovado como membro da UEFA

O organismo que tutela o futebol europeu aprovou em congresso a entrada do seu 54.º membro.

As selecções e equipas de Gibraltar já podem participar em competições internacionais DR

O congresso da UEFA votou nesta sexta-feira por unanimidade Gibraltar como membro efectivo do organismo que tutela o futebol europeu.

Gibraltar é, assim, o 54.º membro da UEFA e, com este novo estatuto, as suas equipas e selecções passam a poder participar em competições internacionais.

“É uma ocasião histórica para nós. Significa que podemos começar a escrever o próximo capítulo do nosso futebol”, afirmou Gareth Latin, presidente da Federação de Gibraltar, após a decisão.

Este território localizado a sul da Península Ibérica conhecido como o "Rochedo" solicitou pela primeira vez a adesão à UEFA em 1999, mas tem sofrido sempre com a forte oposição de Espanha, que reclama soberania sobre Gibraltar, uma colónia britânica.

Antes desta decisão, as selecções de sub-17 e sub-19 já estavam autorizadas a participar nas qualificações para os campeonatos europeus das respectivas categorias em 2014, tal como a selecção sénior de futsal.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues