Garrett McNamara de volta à Nazaré para bater o seu próprio recorde

Em Janeiro, surfou em Portugal uma onda de 30 metros que pôs a vila nas bocas do mundo. Será capaz de superar o feito?

Garrett McNamara na onda que o imortalizou
Fotogaleria
Garrett McNamara na onda que o imortalizou REUTERS/Tó Mané
Fotogaleria
O surfista havaiano chegou a Portugal acompanhado pela mulher Nicole Rui Soares
Fotogaleria
Desta vez, McNamara não estará a sós: outros surfistas foram convidados pela organização AFP/Patrícia de Melo Correia
Fotogaleria
As ondas da Praia do Norte são hoje mundialmente conhecidas Rui Soares
Fotogaleria
McNamara é considerado um dos melhores surfistas mundiais de ondas grandes Rui Soares

Garrett McNamara, que surfou em Janeiro deste ano a maior onda do mundo na Nazaré, está de volta a Portugal para tentar bater o seu próprio recorde.

McNamara chegou a Portugal, acompanhado pela mulher Nicole, com vista a participar na 4.ª edição do projecto Zon North Canyon Show, na Praia do Norte, Nazaré. O surfista ficará no país durante os meses de Outubro e Novembro.

McNamara já tinha dado que falar quando, em 2011, surfou uma onda com 23,77 metros, colocando-a no livro de recordes do Guiness como a maior onda alguma vez surfada. Em Janeiro deste ano, o havaiano superou todas as expectativas ao conseguir uma ainda maior, desta vez com 30 metros de altura.

As repercussões deste acontecimento foram enormes. A Nazaré foi notícia em todo o mundo e uma das fotografias da onda chegou mesmo a fazer capa no jornal britânico The Times.

Garrett McNamara está na Nazaré no âmbito do ZON North Canyon Show, um projecto de quatro anos iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela empresa municipal Nazaré Qualifica. O objectivo é a difusão da Nazaré como destino turístico relevante para a prática de desportos de ondas grandes.

“Nos últimos três anos, tem sido um pouco solitário para nós ter apenas alguns visitantes aqui e ali. Estou realmente animado para surfar na Praia do Norte com mais amigos”, referiu McNamara ao anunciar o seu regresso a águas portuguesas. Isto porque, este ano, o evento terá por mote o lema Garret & Friends, uma vez que contará também com surfistas convidados por McNamara, entre eles o português Hugo Vau.

Sugerir correcção
Comentar