Gamla Ullevi apadrinha o 24.º clube nacional a estrear-se na Europa

O Rio Ave realiza hoje em Gotemburgo o primeiro jogo nas competições europeias frente a um rival ao alcance dos nortenhos.

Foto
Braga deverá ser titular na Suécia Reuters

O adversário tem algum pedigree no futebol europeu e pelo estádio Gamla Ullevi já passaram quase todos os pesos-pesados do velho continente, mas a estreia do Rio Ave na Europa está longe de estar condenada a ser uma curta-metragem. Os vila-condenses hoje, às 18h00, o Gotemburgo, actual sexto classificado no campeonato sueco, e a equipa nacional tem matéria-prima suficiente para vencer o duelo com os nórdicos na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Com um treinador novo (Pedro Martins) e sete caras novas na comitiva, o Rio Ave terá em Gotemburgo apenas quatro jogadores com experiência europeia (Cássio, Roderick, Ukra e Esmael), mas com um plantel praticamente decalcado da época anterior, Pedro Martins tem trunfos suficientes para estar confiante num bom resultado e, na antevisão da partida, afirmou que apesar de não “querer fazer prognósticos”, o Rio Ave “vai jogar para vencer” na Suécia.

No entanto, terá contar com um rival com bastante rodagem em provas europeias no passado, mas também nesta temporada. O Gotemburgo vai defrontar os vila-condenses após ter disputado duas pré-eliminatórias na Liga Europa. Na primeira, afastou o modesto Fola Esch do Luxemburgo (0-0 em casa e 2-0 fora) e na segunda os húngaros do Gyori ETO, onde, depois de uma vitória na Hungria por 3-0, foi batido no seu estádio (0-1). A essa derrota, seguiu-se outra no passado fim-de-semana, no terreno do Mjällby (0-3) que fez o Gotemburgo cair para sexto lugar no campeonato sueco: ao fim de 16 jornadas, o rival do Rio Ave soma seis vitórias, oito empates e duas derrotas, estando já a 11 pontos do Malmö, que lidera a prova.

Com um plantel composto, quase na totalidade, por suecos, o Gotemburgo actua preferencialmente em 4x4x2 e tem uma defesa com muita experiência que habitualmente é composta por quatro internacionais: três suecos (Salomonsson, Adam Johansson e Mattias Bjärsmyr) e um islandês (Hjalmar Jonsson). No meio campo, o médio defensivo Gustav Svensson também já vestiu a camisola da Suécia em três ocasiões, mas é May Mahlangu, um internacional sul-africano, que se tem destacado.

Finalmente, no ataque, está a figura da equipa sueca: Lasse Vibe. Este veloz avançado dinamarquês, de 27 anos, leva 12 golos em 12 jogos disputados no campeonato sueco, tendo ainda marcado mais dois golos esta época na Liga Europa, e promete ser o principal perigo para a defesa do Rio Ave.

Sugerir correcção
Comentar