Futebol grego regressa mas sem público nas bancadas

Medida governamental visa controlar episódios de violência que têm ocorrido com frequência.

Foto
A violência tem sido notícia no futebol grego AFP

O governo grego autorizou nesta quarta-feira o recomeço do campeonato de futebol, suspenso desde o fim-de-semana de 21 e 22 de Fevereiro. A condição para o reatamento da prova é a de os jogos se realizarem à porta fechada.

"Hoje, tivemos uma longa discussão com os representantes do futebol e posso anunciar que a partir de quinta-feira existirão regras para combater a violência [no futebol]", declarou o vice-ministro dos desportos, Stavros Kontonis, após um encontro com os presidentes da federação, da Liga e da II Divisão gregas.

"O Governo decidiu que os jogos da Liga irão disputar-se este fim-de-semana sem espectadores", anunciou. Ao mesmo tempo, aquele responsável governamental explicou que foram tomadas medidas que implicam "a interrupção imediata dos jogos em que se verifiquem incidentes, pesadas multas e retirada de pontos, para além da instalação de um sistema de bilhética electrónica".

Os campeonatos gregos já foram interrompidos por duas ocasiões nesta temporada. A primeira foi em Setembro, na sequência da morte de um adepto na ilha de Creta após um encontro da III Divisão. E depois, em Novembro, após a agressão a um árbirtro, que teve que ser hospitalizado.

A violência é um mal recorrente no futebol grego. E não apenas entre adeptos: uma reunião do conselho directivo do campeonato helénico teve que ser interrompida devido a agressões entre os presidentes do Olympiacos e do Panathinaikos, dois dias apenas depois dos violentes incidentes antes do início do derby da capital grega.

Sugerir correcção
Comentar