“Fuleco” é um dos nomes que mais vai ouvir em 2014

A designação da mascote do próximo Campeonato do Mundo de futebol recebeu a preferência de 48% de um universo de 1,7 milhões de pessoas.

Foto
A mascote do Mundial 2014 vai chamar-se Fuleco DR

“Fuleco”, um tatu amarelo, cujo nome resulta da junção dos termos futebol e ecologia, foi o mais votados dos três finalistas, à frente de “Zuzeco” (31%), que juntava azul e ecologia, e “Amijubi” (21%) que unia amizade e júblico.

A opção dos organizadores do Campeonato do Mundo por estes três finalistas causou alguma polémica, pela dificuldade em pronunciar os seus nomes. O processo de selecção implicou uma análise das 450 opções iniciais propostas por uma agência publicitária brasileira em departamentos de protecção de marcas e patentes em todo o mundo por parte do departamento jurídico da FIFA. Isto porque o organismo que gere o futebol a nível mundial necessitava de ter a certeza de que podia utilizar a nova marca nos cinco continentes sem correr o risco de ser processada. No final deste processo restaram somente 13 nomes.

Esta lista reduzida foi então apresentada a uma comissão formada por Essas foram apresentadas a uma comissão formada pelo ex-jogador Bebeto, pelo músico Arlindo Cruz, que canta o tema em homenagem à mascote, pela escritora Thalita Rebouças, pelo publicitário Roberto Duailibi e pela cantora Fernanda Santos, tendo depois a FIFA reduzido a lista a três hipóteses.

A escolha de um tatu para mascote explica-se por ser um animal em perigo de extinção no Brasil e conhecido por se proteger numa carapaça esférica, que faz lembrar uma bola de futebol.

Segundo a FIFA, uma pesquisa de acompanhamento revelou que a mascote já ganhou popularidade desde a sua apresentação oficial, sendo que 89% dos brasileiros já conhece o “Fuleco”, que obteve uma pontuação de 7,3 em 10 como personagem que desperta simpatia.

O Campeonato do Mundo de futebol Brasil 2014 está agendado para os meses de Junho e Julho de 2014 e terá a participação de 32 selecções. 

Sugerir correcção
Comentar