Froome perde terreno na grande fuga de Lindeman

Esteban Chaves mantém a liderança da Volta a Espanha.

Foto
Froome sofreu no final da etapa Jose Jordan/AFP

O ciclista holandês Bert Jan Lindeman (Lotto-Jumbo) venceu a sétima etapa da Volta a Espanha, no alto de Capileira (Granada), onde o britânico Chris Froome (Sky) mostrou alguma fraqueza.

Na subida final, uma contagem de montanha de primeira categoria na Serra Nevada, o vencedor da Volta a França deu sinais negativos e perdeu quase meio minuto para o grupo dos favoritos, no qual chegou integrado o colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEDGE), que mantêm a liderança da prova.

Na frente, Lindeman, de 26 anos, concluiu os 191,1 quilómetros da etapa com o tempo de 5h10m24s, depois de quase 180 quilómetros de fuga. Nos metros finais, o holandês foi mais forte do que o bielorrusso Ilia Koshevoy (Lampre-Merida), outro dos resistentes do quinteto que se escapou praticamente à saída de Jódar.

O bielorrusso chegou nove segundos depois, à frente do italiano Fabio Aru (Astana), que terminou a 29s, depois de ter saltado do grupo de favoritos para ultrapassar o francês Jerôme Cousin (Europcar) e ganhar 11 segundos à concorrência - sete na estrada e quatro de bonificação pelo terceiro posto.

Numa jornada marcada pelas elevadas temperaturas, Esteban Chaves aguentou a camisola vermelha, integrando o grupo dos favoritos, com Alejandro Valverde (Movistar), Nairo Quintana (Movistar), Nicolas Roche (Sky), Joaquim Rodríguez (Katusha), Daniel Martin (Cannondale-Garmin) e Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), todos a 36 segundos.

Num dia menos bom, Chris Froome (Sky) cruzou a meta 1m03s depois do vencedor, dando um sinal de que poderá não estar em condições de discutir o triunfo na Vuelta quando os grandes momentos de decisão ainda estão por vir.

O melhor português do dia foi André Cardoso, que terminou a 1m33s, na 31.ª posição. Nelson Oliveira foi 43.º, a 3m40s, Ricardo Vilela 66.º, Sérgio Paulinho 68.º e José Gonçalves 69.º, todos a 11m23s, e Tiago Machado foi 84.º, a 15m21s.

Na classificação geral, Chaves manteve os 10 segundos de vantagem para o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e 33 sobre o irlandês Daniel Martin.

Quanto aos portugueses, André Cardoso continua a ser o mais bem colocado, seguindo no 22.º posto (a 2m51s), enquanto Nelson Oliveira (a 15m07s), Ricardo Vilela (a 15m20s) e José Gonçalves (a 15m59s) são 40.º, 41.º e 42.º, respectivamente.

Mais atrás, no 66.º lugar, segue Sérgio Paulinho, a 27m49s, ao passo que Tiago Machado é 73.º, a 30m31s do líder.

No sábado, a oitava etapa, que liga Puebla de Don Fadrique e Múrcia, com 182,5 quilómetros, tem mais de metade do percurso a descer e poderá proporcionar aos "sprinters" uma das poucas oportunidades para brilharem, se conseguirem recuperar das duas subidas ao Alto de la Cresta de Gallo (3.ª categoria) nas imediações de Múrcia.

Sugerir correcção
Comentar