Dia histórico para o surf português em Peniche

Frederico Morais e Vasco Ribeiro eliminaram Mick Fanning e Adriano de Souza, os números um e dois do mundo.

Foto
Mick Fanning não vai repetir o título conquistado no último ano em Peniche AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA (arquivo)

Os surfistas portugueses Frederico Morais e Vasco Ribeiro fizeram neste domingo história em Peniche ao eliminarem, respectivamente, o australiano Mick Fanning e o brasileiro Adriano de Souza, números um e dois do ranking mundial, no Moche Rip Curl Pro Portugal, a etapa portuguesa do circuito mundial de surf.

Depois de, em 2013, ter feito história em Peniche ao vencer o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater, Frederico Morais voltou hoje a surpreender tudo e todos ao eliminar o principal candidato ao título deste ano. “Kikas” apurou-se para a quarta ronda da prova — algo nunca conseguido por um português, ao conseguir 16,03 pontos (9,13 e 6,90), melhor do que os 14,40 pontos do australiano Mick Fanning (8,40 e 6,00). Durante a tarde, o surfista português voltou a brilhar ao garantir presença nos quartos-de-final da prova, depois de ter superado o australiano Joel Parkinson, campeão do mundo em 2012, e o norte-americano Nat Young.

Com as centenas de pessoas na praia a aplaudir a vitória do português, Mick Fanning abraçou “Kikas” ainda na água, a felicitá-lo pela vitória.

Mick Fanning, que era o único que tinha hipótese de se sagrar campeão mundial de surf já em Peniche, vê assim cair por terra essa possibilidade, remetendo a decisão do título para a última etapa do circuito, em Pipeline.

Também Vasco Ribeiro conseguiu superiorizar-se ao número dois do circuito mundial de surf, o brasileiro Adriano de Souza, para gáudio do muito público que acorreu às areias de Supertubos, em Peniche. O português campeão do mundo de juniores — que, tal como Frederico Morais, está em Peniche a competir por convite (wild card) — conseguiu 14,36 pontos (5,93 e 8,43) e venceu o “mineirinho”, que fez apenas 11,80 pontos (5,77 e 6,03).

Vasco Ribeiro afastou assim o brasileiro, um dos principais candidatos ao título mundial de surf, e juntou-se a Frederico Morais na história do evento como primeiros portugueses na quarta ronda. com Lusa

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários