Francês Blel Kadrid vence oitava etapa, Rui Costa sobe ao "top 10"

O campeão do mundo fechou o dia na 12.ª posição e é agora oitavo na geral individual do Tour.

Foto
Jean-Paul Pelissier/Reuters

Não foi muito, mas foi qualquer coisa. Alberto Contador (Saxo-Tinkoff) mostrou-se na montanha a Vincenzo Nibali (Astana) e ganhou-lhe três segundos na classificação geral, uma amostra do que o espanhol poderá fazer nas próximas etapas da Volta a França em bicicleta. Neste sábado, nos últimos quilómetros da oitava etapa do Tour, Contador atacou várias vezes, Nibali respondeu com eficácia e alguns dos homens da frente na geral ficaram para trás, entre eles o português Rui Costa, que sofreu uma avaria mecânica durante a subida e perdeu tempo para o camisola amarela, apesar de ter ascendido ao oitavo lugar da geral. O primeiro a chegar à meta deu a primeira vitória francesa nesta edição do Tour, Blel Kadri (Ag2r).

Kadri foi o grande herói do dia, ao integrar a longa fuga de cinco corredores ainda antes de cumprida a primeira hora na estrada. A 22 quilómetros da meta, o francês abandonou os seus companheiros de fuga e pedalou sozinho até ao final, concluindo estes 161km entre Tomblaine e Gérardmer La Mauselaine em 3h49m28s, naquele foi o seu primeiro triunfo no Tour. Graças à sua ousadia, o ciclista de 27 anos ficou também com a camisola de líder da montanha.

Atrás de Kadri travava-se uma luta por segundos entre os homens que lutam pela geral e, neste particular, Contador conseguiu uma pequena vitória, ganhando três segundos a Nibali, que o deixou fugir já perto da meta, na última subida. “A subida final era muito explosiva e mais adequada ao Alberto. Senti-me bem e com as coisas controladas, enquanto estava ao pé dele, mas nos metros finais estava na mudança errada e perdi alguns segundos. Acho que ele é o meu rival mais perigoso, mas também há o Richie Porte [Sky] e o Alejandro Valverde [Movistar], que estiveram bastante bem”, reconheceu o italiano, que conquistou a amarela logo ao segundo dia de prova.

Quem não acompanhou bem a subida foi o português Rui Costa, que trepou três posições na geral, mas perdeu tempo para Nibali. O chefe de fila da Lampre terminou a etapa no 12.º lugar, a 3m01s de Kadri, perdendo, assim, 41s para o líder. “Vinha até com boas pernas e junto dos melhores na parte final, quando me saltou a corrente da bicicleta na última subida. Reparem na minha sorte, é verdade que não caí, mas tive logo um problema mecânico na parte mais decisiva da corrida. Foi um bom teste para medir as forças dos principais candidatos à vitória final”, escreveu Rui Costa, no seu diário da Volta. Tiago Machado (Netapp) também subiu na geral, ocupando agora o 20.º posto, depois de ter terminado a etapa em 34.º.

No domingo, corre-se a nona etapa, 170km entre Gérardmer e Mulhouse, com várias contagens de montanha, uma das quais de primeira categoria.

Classificação geral após a 8.ª etapa

1. Vincenzo Nibali (AST) 33h48m52s
2. Jakob Fuglsang (AST) a 1m44s
3. Richie Porte (SKY) 1m58s
4. Michal Kwiatkowski (OPQ) 2m26s
5. Alejandro Valverde (MOV) 2m27s
6. Alberto Contador (TIN) 2m34s
7. Romain Bardet (ALM) 2m39s
8. Rui Costa (LAM) 2m52s
9. Bauke Mollema (BKN) 3m02s
10. Jürgen Van den Broeck (LTB) 3m02s
(...)
20. Tiago Machado (APP) a 6m08s
94. Nélson Oliveira (LAM) 45m39s
137. Sergio Paulinho (TIN) 59m23s
172. José Mendes (APP) 1h10m48s

Sugerir correcção
Comentar