FPF cria “Gala Quinas de Ouro” para homenagear personalidades

A atribuição de um prémio anual à personalidade que mais se evidencia no futebol é uma das iniciativas de comemoração do centenário da FPF.

Foto
Fernando Gomes apresentou iniciativas para comemorar os 100 anos da FPF Miguel Manso

As celebrações dos 100 anos de existência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) têm início nesta segunda-feira e contam com várias iniciativas para os próximos 365 dias. Apresentadas pelo presidente, Fernando Gomes, a que mais se destaca é a atribuição de um prémio, por parte da FPF, à personalidade que mais se evidenciar numa época.

Será na primeira edição da “Gala Quinas de Ouro” – assim designada pela FPF -, prevista para Dezembro deste ano, que o organismo irá premiar e distinguir, pela primeira vez, as personalidades e conjunto de personalidades que mais se destacarem em cada época.

Entre as iniciativas apresentadas – que serão presididas por Cavaco Silva, presidente da República -, realce ainda para a organização da final da Liga dos Campeões, que este ano se realiza no Estádio da Luz. “O nosso maior desafio e, porventura, o ponto mais alto destas comemorações, é a organização da final da Liga dos Campeões”, explicou o líder federativo, sublinhando que estão 6000 pessoas a trabalhar para essa final.

Além da importância de organizar a final da Champions, Fernando Gomes revelou ainda que se vai realizar um jogo do Centenário (da FPF) no Estádio Nacional do Jamor. Este está agendado para dia 31 de Maio e trata-se de um encontro particular entre as selecções de Portugal e Grécia – o último da selecção nacional, em território português, com vista a preparar o Mundial deste ano.

“Trata-se de uma decisão histórica e que constituirá também um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira”, acrescentou o dirigente.

Com o objectivo de alcançar todas as iniciativas propostas, Fernando Gomes já criou uma comissão organizadora, da qual fazem parte o ex-guarda-redes Vítor Baía, os presidentes da Associação de Futebol (AF) de Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto e Beja, Júlio Vieira, Nuno Lobo, Nuno Silva, Lourenço Pinto e José Ramalho, respectivamente. Assim como Fernando Seara, advogado, Ricardo Serrado, historiador e o economista Ernesto Ferreira da Silva.

Os Correios de Portugal (CTT) anunciaram, também nesta segunda-feira, que se associaram às comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através do lançamento de um Postal do Centenário da FPF e de vários postais com personalidades históricas relacionadas com o organismo.

O Postal do Centenário da FPF, de acordo com o site oficial do organismo que tutela o futebol em Portugal, terá uma tiragem limitada a 9000 mil exemplares. Já os restantes postais, que podem contar com figuras como as de Eusébio, Luís Figo, Cristiano Ronaldo ou a conquista do Mundial de sub-20 (em 1989, na Arábia Saudita), terão uma tiragem de 4000.

Com esta iniciativa os CTT contam homenagear a federação, pelo facto de este organismo – que tutela o futebol nacional - contribuir para a difusão do nome de Portugal “aos quatro cantos do mundo”.

Fernando Gomes explicou ainda que prevê o arranque da construção da Casa das Selecções para Janeiro de 2015, de forma a que a infra-estrutura esteja apta a ser utilizada em Abril de 2016.

Sugerir correcção
Comentar