Fim da linha para Mourinho ou para Lopetegui?

Na última jornada da fase de grupos, Chelsea e FC Porto lutam por um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Fotogaleria
Lopetegui... GLYN KIRK/AFP
Fotogaleria
...ou Mourinho AFP

Em teoria, quando esta noite o árbitro turco Cüneyt Cakir apitar pela última vez em Stamford Bridge, José Mourinho e Julen Lopetegui podem festejar em simultâneo o apuramento das suas equipas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na prática, esse é um cenário muito pouco realista. Com o Dínamo Kiev apenas dependente de um triunfo na Ucrânia contra o frágil Maccabi Telavive para seguir em frente, a última jornada do Grupo G é uma autêntica final para Chelsea e FC Porto, com os londrinos a partirem em vantagem por necessitarem apenas de um empate.

Há duas semanas, a conjuntura mais provável apontava para que hoje, em Londres, Chelsea e FC Porto entrassem em campo com o carimbo para a fase seguinte já garantido e discutissem entre si quem ficaria com o privilégio de acabar o Grupo G em primeiro lugar, evitando um indesejado confronto com Real Madrid, Barcelona ou Bayern Munique nos oitavos-de-final. No entanto, “o FC Porto não quis assim”. Num inimaginável 14.º lugar da Premier League ao fim de 15 jornadas, com oito derrotas e apenas dois pontos de vantagem sobre o antepenúltimo, José Mourinho fez a antevisão do reencontro com os “dragões” aparentemente descontraído, mas não deixou de lamentar a existência de fortes probabilidades de uma das equipa ser eliminada: “Obviamente que preferia já estar qualificado e que o FC Porto também estivesse, que jogássemos este jogo para decidirmos quem fica em primeiro ou em segundo. Mas o FC Porto não quis assim.” Para o técnico dos “blues”, a sua equipa não tem vantagem por jogar em casa ou ter dois resultados possíveis, e o “ligeiro favoritismo” dos campeões ingleses deve-se apenas ao facto de estarem “à espera disto há mais de um mês”, ao contrário do rival: “O FC Porto, depois de chegar à quarta jornada com 10 pontos, estava à espera de tudo menos disto.”

Embora admita que se chegar ao minuto 88 empatado jogará pelo seguro - “Não devemos correr riscos entre ser primeiros ou segundos, correndo o risco de sermos terceiros” -, Mourinho garante que vai jogar “para ganhar”, sem se preocupar muito com o FC Porto. “Estamos numa fase em que temos de estar mais preocupados connosco. Em condições normais eu estaria muito mais preocupado com o FC Porto do que estou. Estou mais preocupado com a forma como poderemos jogar e quem vai jogar. Agora preocupo-me tanto é com os meus”, concluiu.

Longe da posição de desconforto em que se encontra José Mourinho no Chelsea, Julen Lopetegui jogará igualmente em Stamford Bridge uma cartada que pode ter um peso muito relevante no seu futuro à frente dos destinos do FC Porto. Com 583 dias no currículo como treinador dos “dragões”, Lopetegui continua sem conquistar qualquer troféu e nas 46 jornadas do campeonato português em que esteve sentado no banco “azul e branco” nunca conseguiu ser líder isolado da prova, feito que dificilmente encontrará paralelo na história dos portistas.

Os insucessos internos do técnico foram, todavia, disfarçados na época passada pela chegada aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas a hipótese de cair para a Liga Europa pode fazer aumentar a contestação que tem sido visível por parte de alguns adeptos portistas no Estádio do Dragão. Lopetegui, porém, acredita que o FC Porto pode fazer “história” em Londres. “Estamos focados na história, nunca ganhámos em Inglaterra antes, temos agora uma oportunidade excelente para o fazer. Estamos concentrados nisso. Não há outra forma, temos de fazer um bom jogo e tentar vencer o jogo”, referiu o espanhol em conferência de imprensa.

Analisando a situação em que se encontra o Grupo G, Lopetegui diz que “estranho é “o Chelsea não estar qualificado”, visto os ingleses serem “os favoritos”, e adiantando que não está “à espera de nenhum tipo de facilidades”: “Eles são uma grande equipa, orientada por um dos melhores treinadores da história. Sabemos que temos que vencer aqui para seguirmos em frente na competição. É o que vamos procurar fazer.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários