FIFA sugere Mundial de 2022 entre 26 de Novembro e 23 de Dezembro

Datas serão sujeitas a votação do comité executivo em Março.

Foto
Imagem computorizada do Estadio de Al-Wakrah AFP

O Mundial de futebol de 2022 começará a 26 de Novembro e terminará a 23 de Dezembro. É esta a recomendação do grupo de trabalho da FIFA, segundo a agência francesa AFP, que será votada a 19 Março pelo comité executivo da FIFA.

O grupo de trabalho propôs ainda que os jogadores estejam ao serviço das selecções a partir de 19 de Novembro, ou seja, apenas uma semana antes do início do torneio, que será disputado no formato habitual.

O período de competição proposto é de quatro semanas, menos quatro dias do que, por exemplo, durou o Mundial de 2014 no Brasil.

O mesmo grupo de trabalho, que se reuniu nesta terça-feira em Doha, propõe que a Taça das Confederações se realize nas datas habituais (Junho-Julho de 2021), mas noutro país da confederação asiática, ficando o Qatar com a responsabilidade de organizar o Mundial de clubes, em Novembro-Dezembro de 2021.

Os Mundiais de futebol realizam-se habitualmente em Junho e Julho, mas as elevadas temperaturas que se fazem sentir no Qatar nessa altura do ano levou a FIFA a propor uma data alternativa.

A UEFA já se mostrou favorável à alteração da data do Mundial, para os meses de Novembro e Dezembro. "Em benefício dos futebolistas e dos adeptos, a UEFA crê que a competição deverá disputar-se no Inverno e esperamos a decisão final do Comité Executivo da FIFA a 18 e 19 de Março", refere o comunicado do organismo que gere o futebol europeu.

Quem discorda desta alteração são os clubes europeus. “Estou muito desapontado. É o que penso, em nome de todas as ligas da Europa, especialmente dos clubes europeus que dão a maioria dos jogadores ao Mundial”, disse Richard Scudamore, director-executivo da Liga inglesa e um dos membros do grupo responsável pelo estudo das datas para o Qatar.

Recentemente, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação de Clubes Europeus, já tinha sublinhado a oposição dos clubes à mudança de datas. “Se mudarmos [o Mundial] do Verão para Novembro ou Janeiro vai afectar o nosso negócio”, disse, sugerindo os meses de Maio e Junho, uma proposta que não teve acolhimento.

Sugerir correcção
Comentar