Fernando Santos: "Se quiserem que ganhe o Euro só com empates, assino já"

O seleccionador nacional fez a antecipação da partida dos oitavos-de-final, frente à Croácia

Foto
Fernando Santos está satisfeito com o desempenho dos jogadores de Portugal no Euro GONZALO FUENTES/Reuters

Fernando Santos acredita na vitória de Portugal frente à Croàcia, neste sábado, mas alertou para a qualidade do adversário, que considerou que pode mesmo vencer o Europeu. Ainda em relação à vitória na competição, o seleccionador, que viu a sua equipa empatar três vezes na fase de grupos, não desdenharia conquistar a prova só com empates.

"É verdade que empatámos três vezes, mas, sinceramente, é preciso olhar com olhos de ver: Portugal foi melhor em qualquer um dos jogos. Foi melhor que a Islândia, foi muito melhor que a Áustria e foi melhor que a Hungria. Mas vamos deixar isso para trás e vamos pensar nos oitavos-de-final porque o que queremos é seguir em frente. Se for só com empates...Se quiserem que eu ganhe o Campeonato da Europa só com empates, eu assino já por baixo', disse, na conferência de imprensa de antevisão.

O treinador teceu vários elogios à Croácia, selecção por quem disse ter "muito respeito", até por ter os mesmos objectivos de Portugal. Ainda assim, o técnico acredita na vitória. "Vão defrontar-se duas selecções muito fortes, que partiram para este Europeu com os mesmos objectivos. A Croácia, não sendo um dos principais favoritos, tem sempre como objectivo procurar vencer a prova. É uma equipa de elevada qualidade, bem orientada, bem organizada, com jogadores de grandíssima qualidade. Vão estar em confronto duas equipas que jogam para vencer e que querem chegar longe. Acredito que podemos vencer, com a consciência que não vamos ter uma tarefa fácil, mas também não vai ser fácil para eles", afirmou.

Consciente de que "uma coisa é jogar a pontos e outra é jogar uma final", Fernando Santos disse "acreditar muito" nos seus jogadores, na sua qualidade e na vitória na partida, para a qual não teve problemas em dar o favoritismo à Croácia: "Se olharmos para aquilo que foi a fase de grupos, sim, admito que a Croácia se sinta favorita. Portugal vai responder à sua maneira e tentar contrariar esse favoritismo e merecer ganhar o jogo. Nós queremos é ganhar e estar em Marcoussis amanhã".

Em relação às individualidades, do lado português há Cristiano Ronaldo, que Fernando Santos considerou ter feito "um jogo fantástico" e marcado "dois golos soberbos" frente à Hungria, mas lembrou que "Portugal é uma equipa, da qual Ronaldo faz parte". Do outro lado a estrela é Luka Modric: "É unanimamente reconhecido que um dos melhores jogos deste Europeu foi o Croácia-Espanha. Modric não jogou. Isso diz muito sobre a valia da equipa. Obviamente que Modric é, reconhecidamente, um dos grandes jogadores europeus, mas não me parece que haja uma equipa com Modric e outra sem Modric. Há é uma grande equipa chamada Croácia".

Outro interveniente da partida será o árbitro Carlos Velasco Carballo, que Fernando Santos considerou ser "um árbitro de grande qualidade". O seleccionador disse esperar que o espanhol faça um jogo "ao nível das duas equipas".

Sugerir correcção
Comentar