Fernando Santos: "Estamos a afinar a máquina e a oleá-la bem"

Seleccionador considerou positiva a primeira semana de preparação para o Euro e encara com optimismo o jogo com a Noruega.

O seleccionador português, Fernando Santos, enalteceu neste sábado a atitude dos jogadores na primeira semana de preparação para o Euro 2016 e quer chegar ao primeiro jogo, com a Islândia, com a "máquina bem afinada e oleada". Na sua primeira conferência de imprensa desde que Portugal começou a trabalhar na Cidade do Futebol, Fernando Santos destacou o "comportamento exemplar" dos jogadores e garantiu que está a construir "uma equipa muito forte" para o Campeonato da Europa.

"Esta semana foi um excelente período de trabalho. Os jogadores mostraram muita motivação, muita vontade de interiorizar rapidamente aquilo que queremos implementar a nível estratégico. Estamos a afinar a máquina e a oleá-la bem para quando chegarmos ao dia 14 de Junho", afirmou o técnico de 61 anos.

Para Fernando Santos, o duelo com a Islândia, que será a estreia da selecção nacional no grupo F, poderia ser "já amanhã", tal a vontade que a equipa técnica e os próprios jogadores têm em iniciar a competição. "Estamos desejosos que chegue o dia 14. Podia ser já amanhã. Desejosos sim, mas não ansiosos. Todos queremos jogar, até todo o povo português. Todos os 11 milhões querem ver Portugal no Europeu", referiu.

O seleccionador nacional assumiu que será uma "desilusão" caso Portugal não consiga alcançar a final do Euro2016, mas também lembrou que a "vida continua". "Na vida, se tens um objectivo e isso não aconteceu, claro que há desilusão. Mas a vida continua. É o mesmo no futebol. Claro que haverá desilusão, mas o futebol continua", vincou.

Fernando Santos desvalorizou a ausência de Cristiano Ronaldo do particular de domingo com a Noruega, um adversário com características semelhantes à Islândia, num jogo que servirá, sobretudo, para "ver como a equipa está a funcionar". "Irão evoluir todos os 16 jogadores de campo, uns mais outros menos. Servirá para ter uma ideia como está a estratégia da equipa", disse o selecionador, acrescentado que Ronaldo também é quase baixa certa para o particular com a Inglaterra, a 2 de Junho, em Londres.

Santos desvalorizou ainda o risco de lesões que existe nos jogos particulares antes de uma grande competição, referindo que não vai pedir aos jogadores "para tirarem o pé".

Sugerir correcção
Comentar