Fernando Alonso falha a primeira corrida do Mundial de Fórmula 1

McLaren não quer arriscar um segundo impacto na Austrália, depois do acidente sofrido a 22 de Fevereiro.

Foto
Jorge Guerrero/AFP

A McLaren-Honda optou por uma medida de precaução, ao anunciar que Fernando Alonso vai falhar o Grande Prémio da Austrália, a 15 de Março, na abertura do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Esta decisão relança a discussão em redor do acidente que o piloto espanhol sofreu, a 22 de Fevereiro.

"Vai ser duro não poder estar na Autrália, mas compreendo as recomendações. Um segundo impacto em menos de 21 dias, NÃO", escreveu Alonso no twitter, minutos depois de ter sido divulgado o comunicado oficial da escuderia britânica.

Segundo a Mclaren, os médicos recomendaram que o asturiano falhasse o primeiro Grande Prémio da temporada de 2015 e o piloto aceitou a decisão. Os responsáveis pela equipa acrescentam que os mais recentes exames realizados a Alonso não revelaram qualquer tipo de lesão.

O intuito desta decisão é evitar os riscos de um segundo acidente, depois do que o espanhol sofreu no circuito de Barcelona, no final da segunda sessão de treinos de pré-temporada. Alonso passaria três noites no hospital, em observações, juntando-se posteriormente à família, em Oviedo.

A origem da saída de pista do espanhol, que acabaria por embater no muro de segurança, continua a gerar alguma discussão - Sebastian Vettel chegou a apelidar de "bizarra" a forma com o carro virou abruptamente -, com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) a abrir um inquérito sobre o sucedido, mesmo não tendo obrigação de o fazer, uma vez que se tratava de uma sessão de testes. 

A McLaren defendeu-se entretanto, desmentindo qualquer problema mecânico ou eléctrico, e apontando para a influência do vento que se fazia sentir na altura.

O substituto do bicampeão mundial para participar na primeira corrida já está encontrado: será o dinamarquês Kevin Magnussen, de 22 anos, piloto de reserva da McLaren. Ao seu lado estará o companheiro de equipa, o experiente Jenson Button.

Quanto a Alonso, há a perspectiva de que esteja apto para o segundo Grande Prémio, na Malásia, a 29 de Março. "Depois de uma bateria de exames, os médicos confirmaram que não apresenta nenhuma sintoma, que não há vestígios de lesão e que está de plena saúde do ponto de vista neurológico e cardíacos", sublinham os responsáveis da escuderia britânica.


Sugerir correcção
Comentar