Federação inglesa de futebol abre processo a Anelka por gesto anti-semita

Foto
Imagem captada no dia do jogo. Anelka dedicou o gesto ao humorista Dieudonne M'bala M'bala IAN KINGTON/AFP

A federação inglesa de futebol (FA) anunciou esta terça-feira a abertura de um processo de acusação ao avançado francês Nicolas Anelka, do West Bromwich Albion, devido a um gesto alegadamente anti-semita durante um jogo da Liga inglesa.

O avançado, de 34 anos, celebrou um golo no empate 3-3 com o West Ham United, da 19.ª jornada do campeonato inglês, no passado dia 28 de Dezembro, com o gesto quenelle, que é considerado uma saudação nazi em França e que foi recentemente popularizada pelo comediante Dieudonne M'bala M'bala, tendo Anelka assumido a acção como uma “dedicatória ao artista”.

“A FA acusa o jogador Nicolas Anelka do West Bromwich Albion na sequência do incidente ocorrido no jogo entre West Ham United e West Bromwich Albion em Boleyn Ground, a 28 de Dezembro de 2013. Alega-se que, ao minuto 40, Anelka fez um gesto abusivo e/ou indecente e/ou insultuoso e/ou impróprio, contrário ao regulamentado pela FA. Alega-se ainda que se trata de uma violação agravada, como definido pelos regulamentos da FA, por incluir uma referência à origem étnica e/ou racial e/ou religiosa ou crença”, pode ler-se num comunicado divulgado no sítio oficial da federação.

Anelka, que tem até ao final da tarde de quinta-feira para contestar a acusação, enfrenta, caso seja considerado culpado, um mínimo de cinco jogos de suspensão, devido às novas regras anti-discriminação adoptadas pela FA, em Maio de 2013.

A acusação da FA ocorre um dia depois de o patrocinador das camisolas do West Bromwich Albion, o portal de imobiliário Zoopla, ter decidido terminar a sua ligação ao clube londrino, que ocupa o 13.º lugar da Liga inglesa, com 22 pontos, e que tem continuado a fazer alinhar Anelka nos seus embates.

Sugerir correcção
Comentar