Federação de Futebol Alemã desafia jogadores a assumirem homossexualidade

Ministra da Justiça da Alemanha convidou selecção a desfilar no Dia do Orgulho Gay.

Foto
Mario Gómez viu a sua sexualidade ser questionada e desde então é vítima de comentários nas redes sociais AFP

A Federação de Futebol Alemã (DFB) desafiou, esta quarta-feira, os futebolistas homossexuais a assumirem a sua condição e romperem este tabu no desporto, enquanto a ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, convidou a selecção para desfilar no Dia do Orgulho Gay.

“Qualquer jogador, quer seja da Bundesliga ou de uma liga regional, que reconheça publicamente a sua homossexualidade pode contar com toda a nossa ajuda”, declarou o presidente da DFB, Wolfgang Niersbach.

A DFB publicou nesta quarta-feira um folheto na sua página oficial na internet, com o título Futebol e Homossexualidade, que inclui recomendações e tem o propósito de ajudar futebolistas homossexuais a assumirem-se como tal. O seu conteúdo é da responsabilidade do especialista em comportamentos de adeptos e violência nos estádios Gunter Pilz.

A homossexualidade no futebol é um tema delicado e até agora nenhum futebolista de alto nível na Alemanha rompeu esse tabu, apesar dos vários rumores apontados a alguns grandes nomes. O futebolista alemão Mario Gómez é um desses exemplos: depois de ter dado uma entrevista à revista alemã Bunte, em 2010, a sua sexualidade foi questionada e desde então é “perseguido” por comentários nas redes sociais.
 

Sugerir correcção
Comentar