Federação de atletismo com 10 milhões para apoio ao Alto Rendimento 2015-2020

O projecto arranca com 155 atletas, 25 dos quais integrados na preparação olímpica.

Foto
A colombiana Caterine Ibarguen durante um prova do triplo salto do Mundial de Atletismo, a decorrer em Moscovo, Rússia REUTERS/Fabrizio Bensch

O Plano de Apoio ao Alto Rendimento (PAR) da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) prevê um total de 10 milhões de euros e tem como principal objectivo a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 e 2020.

Em comunicado, o organismo anunciou que o novo PAR, que vai abranger os próximos cinco anos e que entrou em vigor a 1 de Janeiro, arranca com 155 atletas, 25 dos quais estão já integrados no projecto olímpico.

"Os atletas e treinadores integrados no PAR dispõem de uma bolsa mensal de preparação, suplementos alimentares e um plafond individual anual para apetrechamento, estágios de preparação e apoio à participação em competições internacionais que não de selecção nacional", explicou a FPA.

Todos os atletas incluídos no PAR têm igualmente acesso aos serviços da equipa multidisciplinar que a FPA constituiu para o projecto, que é composta por treinadores, médicos, fisioterapeutas, massagistas, dietista/nutricionista, fisiologista, psicólogo, biomecânico e outros técnicos de apoio.

De acordo com o organismo, o valor total do investimento deverá ascender aos 10 milhões de euros, provenientes dos apoios concedidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e por parceiros privados da FPA.

"A direcção da FPA está convicta de que a disponibilização de apoio técnico multidisciplinar e a criação de apoios financeiros específicos para a preparação dos atletas e treinadores é o caminho para melhorar o nível desportivo do atletismo e para a obtenção de mais medalhas e lugares de finalista para o desporto nacional", afirmou o vice-presidente Paulo Bernardo.

A evolução dos resultados desportivos também será objecto de premiação pelo novo PAR, estando previstos prémios para quem obtém recordes nacionais, bem como para os atletas que realizem as melhores marcas do ano e os recordes pessoais nas competições mais importantes do calendário internacional ao serviço da selecção nacional.

Sugerir correcção
Comentar