Federação argentina de futebol vai rever política de viagens da selecção

Na sequência do desastre que ocorreu na Colômbia com a equipa da Chapecoense, a Argentina quer evitar ser vítima de desastres aéreos

Foto
A selecção argentina quer mudar a política de deslocações aéreas AFP/ALEJANDRO PAGNI

A federação argentina de futebol (AFA) confirmou, esta segunda-feira, que vai rever a sua política de deslocações e que está a negociar com a companhia Aerolineas Argentinas o transporte da selecção "albiceleste", na sequência da tragédia que envolveu a Chapecoense.

Em declarações à AFP, o porta-voz da federação (AFA), Miguel Hirsch, revelou que a entidade empreendeu novos mecanismos de controlo, elevando o nível de escrutínio das companhias e dos aviões nos quais a selecção da Argentina viaja.

Lionel Messi e os seus companheiros viajaram, a 14 de Novembro, no avião que caiu na terça-feira passada com a equipa brasileira Chapecoense.

Era usual a AFA recorrer à companhia privada Andes, mas aquando da deslocação da "albiceleste" para o Brasil e no posterior regresso o avião estava indisponível devido a uma operação de manutenção, o que obrigou a federação a encontrar outra solução.

A entidade optou pela companhia boliviana Lamia, devido ao preço mais competitivo, embarcando, sem Messi (o avançado viajou a partir de Barcelona), a 10 de Novembro para jogar contra o Brasil, que venceu o jogo de qualificação para o Mundial de 2018 por 3-0, e regressando no dia 14.

O voo de regresso foi atribulado, com vários jogadores, incluindo a estrela do Barcelona, a vomitarem devido à forte turbulência registada na aproximação a San Juan, uma cidade argentina situada no sopé da Cordilheira dos Andes.

"Como noutros países, a AFA iniciou negociações há já vários meses com a Aerolineas Argentinas para que a selecção viaje sempre com a companhia nacional", indicou Miguel Hirsch.

A 29 de Novembro, a queda do avião da companhia Lamia causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

Sugerir correcção
Comentar